sábado, 13 de abril de 2024

Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade - uma antologia de banda desenhada criada para o Município do Montijo

 


Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade, é uma antologia de banda desenhada criada para a Câmara Municipal de Montijo e integrada nas festividades da cidade do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril de 1974. A edição marca a estreia do novo grupo autoral TágIIde. Os autores são Jorge ‘RoD!’ Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia I) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia I), mais os artistas convidados Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende (ilustração de capa/contracapa)

Em Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade, celebra-se os 50 anos da Revolução dos Cravos com oito BDs de abordagens variadas, do humor ao drama e da acção histórica à alegoria. As narrativas são baseadas em momentos-chave do movimento militar e em visões pessoais da data, e ainda em explorações especulativas sobre a sociedade nacional.

O livro repete o apoio cultural da autarquia montijense no sector da banda desenhada, depois de em 2022 publicar BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I, com os trabalhos finais dos alunos dos cursos ministrados pela autora Susana Resende entre 2018-2020, a convite da autarquia.

A obra será apresentada no dia 26 de Abril, às 18h00, no 2.º Foyer do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida (Montijo) e também no Coimbra BD que decorre de 25 a 28 de Abril, no Convento S. Francisco.




Sem comentários:

Enviar um comentário