Terminámos a leitura da segunda, de três partes da obra "Ilíada", da colecção "A Sabedoria dos Mitos", de Luc Ferry e editada pela Gradiva BD. Este segundo volume tem como título "A Guerra dos Deuses", o qual é bastante apropriado, tendo em conta que na guerra entre gregos e troianos, os deuses tomam as suas partes e utilizam e manipulam os guerreiros, para ajustar, nos campos de batalha, as suas próprias contendas pessoais, quase como se estivessem a jogar xadrez.
As ilustrações de Didier Poli e Pierre Taranzano são exímias, com belos cenários que nos transportam até aos campos de batalha ou até a interiores luxuosos.
Quanto ao argumento, de Luc Ferry e Clotilde Bruneau, a forma como os dois autores nos contam a história, é uma enorme aula quer sobre os deuses do Olimpo, quer sobre a Guerra de Tróia. Só precisamos de estar com muita atenção para entender todas as quezílias entre os vários deuses e deusas, que longe de serem perfeitos, se deixam levar pelo orgulho, soberba, inveja, rancor e outros sentimentos negativos, e urdem estratégias e armadilhas, para saírem vitoriosos e conseguirem ter cada vez mais poder.
Aguardamos agora pelo desfecho, com o terceiro volume que tem o título de "A Queda de Tróia".
Sem comentários:
Enviar um comentário