terça-feira, 2 de abril de 2024

A nossa leitura de "A Incrível Adele - Pais à venda - vol.8", de Mr Tan e Diane Le Feyer - edição Bertrand Editora

 


Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil e por esse motivo falamos de um fenómeno de sucesso, a série A Incrível Adele, que em 2023 teve dois dos livros da colecção no top 10 de maiores vendas em França.

Embora sendo mais crescidos do que o público alvo, concluímos a leitura de mais um livro volume da série. Desta vez o número oito com o título "Pais à venda".

Adele é irreverente, assertiva, provocadora, rebelde, mal-humorada, malcriada e cruel. Então o que faz os leitores mais jovens, sejam rapazes ou raparigas, gostarem tanto desta personagem? Porque Adele é inteligente, criativa, má e sarcástica e isso traduz-se em humor negro e refinado.

Nos que toca à nossa leitura, reconhecemos o humor da série e algumas piadas bem conseguidas, porém confessamos alguma perplexidade como é que uma personagem tão cruel, mentirosa e malcriada (os pais, a avó, os amigos e os animais são as suas vítimas) pode ser um bom exemplo para os leitores mais jovens. No entanto, Adele transformou-se numa espécie de heroína dos tempos modernos e a sua personalidade pode inspirar os mais tímidos a serem mais arrojados. 





Sem comentários:

Enviar um comentário