quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Fomos ver hoje a exposição Hergé que abre as portas amanhã na Gulbenkian. Recomendamos!

A exposição Hergé abre ao público amanhã, 1 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e estará patente até dia 10 de Janeiro de 2022.

A equipa do Juvebêdê participou esta manhã numa visita guiada realizada pelos curadores da exposição, Ana Vasconcelos (Gulbenkian) e Nick Rodwell (Moulisart), onde deram a conhecer à comunicação social, a totalidade da exposição, que engloba nove núcleos, pelos quais caminhamos de trás para a frente numa retro cronologia. Significa que a exposição começa pelo fim "Grandeza da arte menor" e termina no início do percurso de Hergé com "O nascimento de um mito".

Para além da exposição em si, ser espectacular, a visita guiada foi, de facto, a cereja no topo do bolo, uma hora e meia de aprendizagem sobre a obra de Hergé, que vai muito mais além de Tintin. E, com a presença do responsável máximo da Moulinsart, Nick Rodwell (marido da viúva de Hergé, Fanny Remi) foi ainda mais interessante, pois foi acrescentando aqui e ali alguns detalhes mais desconhecidos do público. Sabiam que uma das filhas de Tchang, trabalha actualmente na Moulinsart?

Havemos de descrever tudo isto numa próxima edição do Juvebêdê (em papel), mas por agora fiquem apenas com algumas imagens.  












Umbigo do Mundo e Apocalipse, duas grandes apostas de A Seita!

A Seita editou recentemente dois livros que prometem. Havemos de falar deles individualmente e com maior detalhe, mas não queremos deixar de vos mostrar, para já, as suas capas, algumas imagens e as sinopses.

Começamos pelo primeiro volume de "Umbigo do Mundo" - Alma mãe, que marca o regresso de Penim Loureiro à Banda Desenhada. A arte desta obra é da sua responsabilidade, assim como o argumento, escrito a meias com Carlos Silva, escritor de ficção científica e fantasia.

"Umbigo do Mundo" é um livro de aventura, passado num universo ficcional onde muitos reconhecerão temas que cada vez mais dominam a atualidade: as alterações climáticas, o perigo do fim do projeto Europeu, o escassear da solidariedade entre as nações, segmentos da sociedade e até vizinhos. E neste mundo, cada vez mais próximo do nosso, os autores tecem uma trama excitante e misteriosa, com vários interesses e poderes em jogo, cada um considerando-se o Umbigo do Mundo.

Há muito que as Cidades Antigas ruíram. Agora, são as Cidades Sustentáveis que se desmoronam, atingidas por uma misteriosa praga responsável pela morte de uma grande parte das mulheres. Neste mundo em decadência e conflito, surge uma estranha rapariga que vem desequilibrar a balança. Num continente onde já não existem países, onde não há espaço para a solidariedade, cada sítio é o Umbigo do Mundo.



Mais recente é esta obra de arte. Apocalipse: O livro da revelação de São João. Integrado na colecção Nona Literatura, que apresenta adaptações de BD de alguns dos grandes textos universais, depois de Drácula, surge agora esta extraordinária adaptação, do último e o mais visionário livro do Novo Testamento, atribuído ao evangelista São João. Este capítulo fulcral da Bíblia é adaptado à Banda Desenhada de uma forma tão rigorosa como inovadora, por dois mestres italianos. Alfredo Castelli e Corrado Roi. Não só traduzem em imagem o texto alegórico de São João, como analisam a importância deste texto bíblico ao longo dos tempos, através da influência que o Apocalipse teve sobre personalidades tão diversas como Isaac Newton, Aleister Crowley e Jorge Luís Borges.   
Este livro tem duas capas: a versão normal e uma exclusiva da Wook.





quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Volume 1 de Long John Silver, hoje nas bancas!


Tem hoje início a nova colecção ASA - Público. O primeiro volume de "Long John Silver", intitulado "Lady Vivian Hastings", estará hoje disponível nas bancas, para felicidade dos amantes de banda desenhada.

Depois de RIO e Peter Pan e de tantas outras, agora é a vez desta pequena colecção de quatro álbuns assinados por Xavier Dorison (ideia, adaptação original, argumento e diálogos) e Mathieu Lauffray (desenho, cor e também uma participação no argumento e nos diálogos).

Segundo os autores, esta obra não pretende ser uma continuação de A Ilha do Tesouro, mas simplesmente uma homenagem a uma obra-prima extraordinária que, desde a sua infância, nunca deixou de os maravilhar. O único objectivo de Dorison e Lauffray é voltar a encontrar um pouco do sonho que Robert Louis Stevenson lhes despertou.

Portanto, se praticamente toda a gente conhece A Ilha do Tesouro, quem sabe o que realmente aconteceu desde então ao pirata Long John Silver? É isso que os leitores vão descobrir com esta história, inspirada pelas grandes narrativas de aventura e pirataria.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Giant, Blacksad e muito mais! - Novidades da Ala dos Livros

A Ala dos Livros acaba de lançar "Giant", prepara-se para lançar o volume seis de "Blacksad" ainda esta semana e neste último trimestre ainda tem prevista a edição de "O Relatório de Brodeck", dois volumes de uma obra magnífica e impressionante de Manu Larcenet. (ver últimas imagens)

Mas hoje vamos concentrar-nos em Giant, livro que estamos ansiosos por ler. Trata-se de uma edição integral, que reúne os dois volumes originais. É um comovente relato sobre a imigração e as origens do "sonho americano". Uma apaixonante narrativa, que se desenrola na sombra dos arranha-céus da grande cidade que nunca dorme, conduzida pelo grafismo impressionante de Mikaël. Uma obra que já foi distinguida com vários prémios: Prémio de BD RTL Junho 2017 por Giant – tomo 2; Prémio Albéric-Bourgeoisau do Festival Québec-BD 2019 por Giant – tomo2.

Nova Iorque, início dos anos 1930. Fazer-se passar por um outro homem tem um preço: o da verdade. A verdade que, mais cedo ou mais tarde, acaba sempre por ser revelada…

Na Nova Iorque da Grande Depressão, imigrantes provenientes de todas as partes do globo arriscam a vida na construção do mítico Rockefeller Center. Giant, um misterioso colosso irlandês, é um dos inúmeros trabalhadores que, com os seus compatriotas imigrantes, labuta arduamente na construção da Grande Maçã. Mas, contrariamente aos demais, Giant parece mais interessado em fugir de um passado que o persegue e atormenta. E quando duas vidas se cruzam, nem tudo é que parece.
















segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Grande exposição sobre Hergé, inaugura esta Sexta-feira, 1 de Outubro, na Gulbenkian!


Esta será uma semana em grande. Na sexta-feira, 1 de Outubro, irá inaugurar, na Fundação Calouste Gulbenkian, "Hergé" a primeira exposição em Portugal dedicada ao autor de Tintin, a qual apresenta tesouros do Museu Hergé e revela as diversas facetas do autor, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

Organizada em colaboração com o Museu Hergé de Louvain-la-Neuve, a exposição dedicada a Georges Remi (para os mais distraídos é o verdadeiro nome de Hergé), artista de múltiplos talentos, reúne uma importante selecção de documentos, pranchas originais, pinturas, fotografias e várias obras criadas pelo autor de Tintin. O público terá a ocasião de decifrar a arte de um génio que utilizou todos os meios à sua disposição para realizar as suas composições.

Inspirando-se em várias correntes artísticas da sua época - da por art ao abstrato, passando pelo minimalismo -, este artista autodidata também se interessou por civilizações antigas e pelas chamadas artes primitivas.

O que torna a arte de Hergé única e a distingue da de muitos outros autores de banda desenhada é a sua extraordinária capacidade de representar a realidade por um lado, de uma forma inventiva, mas por outro, tão familiar que o leitor pode facilmente projectar-se neste universo criado a partir do zero. Com linhas simples de uma impressionante precisão, sob o estandarte da inimitável "linha clara", Hergé dá origem a personagens emblemáticas que encarnam os grandes valores da sociedade.

Para os visitantes será também a ocasião para descobrirem uma faceta do artista menos conhecida: a sua brilhante carreira como designer gráfico publicitário, revelada pelos seus cartazes altamente criativos.

A exposição divide-se nos seguintes núcleos: Grandeza da arte menor; Hergé, o amante de arte; O romancista da imagem; O êxito e a tormenta; Uma família de papel; Hergé e a revista Coeurs Vaillants; A arte do reclame; A lição do Oriente e O nascimento de um mito. Estará patente até dia 10 de Janeiro de 2022 e nos seguintes horários: seg, qua, qui, sáb, dom - 10h00-18h00 e sex - 10h00-21h00. Encerra às Terças-feiras.

Para além da exposição, haverá programação paralela, que começa já, dia 1 de Outubro, pelas 19 horas, com a Conferência "O Futuro de  Tintin", onde o Director dos Studios Hergé, Nick Rodwell, vai falar com o jornalista Frederico Carvalho.

domingo, 26 de setembro de 2021

BDs da estante - 444

 


As saudades destas letrinhas levaram-nos a ir hoje buscar este livro à estante. Este é um livro fabuloso que resulta de um excelente blog dedicado às letras – http://webcedario.blogspot.com que, infelizmente, já não tem actividade desde 2012. Os adjectivos elogiosos são mais do que justos. É um livro que revela uma inteligência e capacidade de observação pouco comuns. Um livro ideal para quem tem pouco tempo para ler, mas quer passar um bom momento, dando umas boas gargalhadas, ao longo das páginas, à conta das várias situações protagonizadas pelas nossas amigas letras e de vez em quando, de alguns números, também.

O livro foi editado pela Bizâncio em 2011.

sábado, 25 de setembro de 2021

Olívia - O génio espertalhão


Felizmente começam a existir no mercado bons produtos de banda desenhada para um público infantil e juvenil. É o caso da série Olívia, uma aposta da Booksmile, com os dois primeiros livros lançados este mês de Setembro.

Olívia é uma heroína de aventuras repletas de acção, mistério, personagens caricatas e muito respeito pela natureza. Olívia adora viver na cidade, mas, por causa do trabalho da mãe, ela e a família tiveram de se mudar para o campo... Sim... o campo, onde NADA acontece! Há pedras, plantas, e mais pedras e mais relva, mas ninguém com quem brincar.

Mas... quando ela está prestes a morrer de tédio, aparece uma pastora de cães lãzudos, um par de monstros e ainda um génio que concede desejos matreiros. Talvez a vida no campo não seja, afinal, um tremendo aborrecimento, mas o princípio de uma GRANDE aventura!

Divertida e mágica, com um sentido de humor único, é uma aventura que ultrapassa os limites da imaginação e que nos faz lembrar as peripécias de Hilda.





sexta-feira, 24 de setembro de 2021

ASA e PÚBLICO lançam a 29 de Setembro a excelente colecção de Long John Silver



A ASA e o jornal Público continuam a apostar em excelentes séries. Depois de RIO e Peter Pan, eis que agora é a vez da colecção de quatro álbuns de Long John Silver, da autoria de Xavier Dorison e Mathieu Lauffray. Se é certo que praticamente toda a gente conhece A Ilha do Tesouro, quem sabe o que realmente aconteceu desde então ao pirata Long John Silver? Os autores fizeram questão de contar a sua história, inspirados pelas grandes narrativas de aventura e de pirataria. Simplesmente magistral!

Assim, na próxima Quinta-feira, 29 de Setembro e, a partir daí, quinzenalmente, poderemos encontrar em banca os quatro títulos da colecção, começando com o título Lady Vivian Hastins.

Os restantes três álbuns terão os seguintes títulos respectivamente: Neptuno, Labirinto de Esmeralda e Huayna Capac.

Os álbuns tem o custo de 10,90 € em capa dura + preço do jornal

Esta é mesmo uma coleção a não perder!!





Última hora! Arte de Autor edita "Os crimes do ABC", novo álbum da colecção Hercule Poirot

A editora Arte de Autor está a editar (disponível dentro de poucos dias) mais um volume da sua colecção "Hercule Poirot", de adaptações para banda desenhada dos romances policiais de Agatha Christie, sempre com o famoso detective no papel principal. O novo título é "Os crimes do ABC", um dos grandes clássicos de Agatha Christie, um romance sombrio e maquiavélico, que é agora adaptado para BD pela primeira vez, com argumento de Frédéric Brémaud e desenho de Alberto Zanon. A responsável pela Arte de Autor, Vanda Rodrigues, anunciou que nos próximos meses irão publicar, para Portugal, todos os volumes desta colecção existentes até ao momento. No mês que vem será já a vez do título "No início, eram 10..."

Vem a caminho também o álbum duplo com os volumes 6 e 7 da série "Armazém Central", mas isso é outra história. Vamos concentrar-nos no Poirot e na sinopse de "Os crimes do ABC":

Uma corrida contra o tempo e um guia de transportes como única pista. Aqui encontramos Hercule Poirot às voltas com um adversário desconcertante, que o avisa dos seus crimes e o desafia a detê-lo. Um desafio considerável, para quem afirma ser o maior detective do mundo. Enquanto toda a Inglaterra observa com paixão e suspicácia, será Hercule Poirot capaz de pôr fim a esta série de assassinatos por ordem alfabética?








quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Lucien e Alix Senator, duas novidades da Casterman

Eis duas novidades da editora Casterman. O primeiro é o volume número três da série Lucien et les mystérieux phénomènes, destinada a um público mais jovem, da autoria de Delphine Le Lay (argumento) e Alexis Horellou (desenho).
O segundo é o volume 12 da série Alix Senator, que já começou a sair em Portugal pelas mãos da Gradiva (já editados os dois primeiros volumes).

Lucien, Violette e os seus amigos participam numa visita de estudo a um antigo castelo, no coração de um magnífico cenário natural. As crianças acompanham as oficinas educativas sobre biodiversidade, história do castelo e as suas lendas. O proprietário do edifício não é outro senão o descendente de uma linhagem de bruxas. Com esta informação, os miúdos percebem logo que o castelo está enfeitiçado e que uma misteriosa presença ronda por ali à noite, na forma de uma jovem estranha de pele pálida. Os alunos decidem então investigar, mas rapidamente se formam dois grupos, cada um com seus próprios métodos e objectivos. Quem será o primeiro a resolver este novo mistério?





Na nascente do Nilo, Alix parte em busca da misteriosa Atlântida. Na cidade sagrada de Abydos, um brilho corta a escuridão e Enak fica completamente atordoado depois de abrir uma caixa contendo os ossos de seu filho. Ao despertar, junto a ele encontram-se uns sacerdotes misteriosos que lhe prometem curá-lo do mal que o atormenta. Em troca, ele terá que encontrar a cidade dos Atlantes, homens lendários de grande sabedoria. Acompanhado por Alix e Tefnout, embarca na busca pela mítica Atlântida. Juntos, eles terão de prosseguir até à nascente do rio Nilo, para encontrar a porta da cidade submersa.