quinta-feira, 17 de março de 2022

A opinião de Miguel Cruz sobre: "Dans la Tête de Sherlock Holmes" - L'Affaire du ticket scandaleux - tomo 2, de Liéron e Dahan


Prevê-se a edição no nosso país da série “Dans la Tête de Sherlock Holmes”, de Cyril Liéron (texto) e de Benoit Dahan (Texto e Desenho), tal como destacado num post recente. Esta série vai, por enquanto, em dois tomos que constituem duas partes da mesma história.

Devo referir que antes da aquisição “namorei” o primeiro livro durante bastante tempo, porque aquela capa e aquele desenho suscitavam a minha curiosidade! A capa é recortada, e através dela vemos parte da primeira página, uma espécie de olhar através da fechadura. Estranho.

Com o senão da espera de dois anos para a conclusão da história (longe vão os tempos em que pacientemente esperávamos pela continuação de uma história semana a semana, com a leitura de revistas como o nosso Tintin), tudo neste livro é pensado para que possamos entrar na cabeça de Sherlock Holmes. O recorte da capa existe, efetivamente para nos introduzir nos “percursos” da forma de pensar do grande detetive de Conan Doyle, acompanhar os seus processos mentais, dar atenção a uma miríade de pormenores que permitem prosseguir no inquérito.

O desenho, também ele não convencional, une-se a uma narrativa pouco convencional (estou-me a repetir?) plena de deliciosos detalhes (adorei a utilização do mapa de Londres) que permitem perceber a estrutura do raciocínio dedutivo de Sherlock Holmes.

Bem estruturada, com bons diálogos, boa adequação (inclusivamente nas cores) a uma época em que outra rainha se encontrava à frente da casa real britânica, a narrativa é simples, sendo que estes livros são muito mais que a narrativa. 

Espero – e assim está previsto – que a série continue, com a mesma qualidade, e que os autores encontrem o caminho para nos voltar a surpreender.

Boa notícia, portanto, a sua publicação em Portugal.





Sem comentários:

Enviar um comentário