terça-feira, 22 de março de 2022

Novidades: Nestor Bruma em dose dupla!

Ainda não tínhamos tido oportunidade de falar aqui deste duplo lançamento da Gradiva da série Nestor Bruma.

Foram editados os dois primeiros volumes da série da autoria de Léo Malet (1909-1996) e Emmanuel Moynot com os títulos de: "A Noite de Saint-Germain-des-Prés" e "O Sol nasce atrás do Louvre". 

Esperamos em breve voltar a falar sobre esta série, pois ainda não tivemos oportunidade de ler os livros, mas ficam para já as capas e um pouco das duas histórias.

No primeiro volume: Paris, Verão de 1957. Nunca a fauna das letras e das artes poderia atrair Nestor Burma a Saint-Germain-des-Prés. Mas dois «casos» a rebentar no bairro: um suicídio insuficientemente credível para ser verdade e um avultado roubo de joias , e claro que ele é obrigado a arrastar os chanatos até lá… Um inquérito do detetive de choque no 6.º bairro da cidade de Paris.

O segundo volume: Janeiro de 1954. No «ventre» de Paris, o mítico mercado de Les Halles. Nestor Burma vai à procura de um dos seus clientes regulares, que subiu à capital para andar na ramboia – coisa que a esposa só moderadamente aprecia. Mas aquilo que aparenta ser um simples inquérito de rotina não tarda a azedar com a descoberta dum primeiro cadáver. Um inquérito do detetive de choque no 1.º distrito da capital.

Sobre os autores:

Léo Malet nasceu a 7 de Março de 1909 em Montpellier. Realizou vários trabalhos, experimentou a difícil arte de compositor antes de fundar um cabaré. Continuou a trabalhar em campos tão diversos quanto improváveis, apaixonou-se cada vez mais pelo surrealismo e conheceu André Breton. A pedido de um amigo, escreveu o seu primeiro romance policial em 1941, criando a série Johnny Metal. Nestor Burma entrou em cena em 1943, e logo se tornou parte da famosa série Novos Mistérios de Paris. Léo Malet faleceu em 1996, deixando para a posteridade uma obra à parte, entre o surrealismo e o thriller.

Emmanuel Moynot nasceu em Paris em 1960. Depois de se destacar na fanzine PLG, depois na Viper, publicou o seu primeiro álbum, L'Enfer du Jour, na Glénat, em 1983. Em 1989 regista uma viragem na sua carreira com o álbum: La Pension des Deux Roses, em Magic-Strip. Começou, então, uma colaboração frutífera com Dieter, em Le Temps des Bombes, Qu'elle Crève la Carrogne!, e depois, nos dois volumes de Nord-Sud (Dargaud). Na Casterman, assina Happy Birthday Mum!, Enquanto Dormes, Meu Amor, e O Que Estás a Pensar?, antes de retomar em 2005 a série Nestor Burma que lhe foi confiada por Tardi. Em 2013, adaptou L’Homme Qui Assassinais Sa Vie, de Jean Vautrin.





Sem comentários:

Enviar um comentário