A Gradiva tenta recuperar a bom ritmo os volumes desta série de Alix Senator, editando agora o terceiro com o título "A Conjura das Rapaces", da autoria de Valérie Mangin e Thierry Démarez e que fecha assim um ciclo da série. De registar que vai ser editado a 6 de Abril pela Casterman o décimo terceiro álbum com o título de "L'Antre du Minotaure". A boa noticia é que para o mês que vem será editado o quarto volume pela Gradiva. Para quem gosta de histórias e cenários do tempo dos Romanos, traições, vinganças, conspirações e claro dos personagens agora mais velhos, esta é uma série a acompanhar e a não perder.
Ao falarmos de Alix Senator será sempre difícil ou impossível desassociar Alix do seu criador que foi Jacques Martin. Por isso aqui fica um pouco da história, da evolução e de como tudo começou com o personagem. Alix, originalmente criado em 1948 por Jacques Martin, o jovem gaulês feito patrício romano, teve em 2012, pela editora Casterman, uma nova vida, já como senador em Roma. Em 1948, com o propósito de ser um personagem da revista Tintin, Alix não só colocou o nome de Jacques Martin no mapa dos nomes de referência da banda desenhada franco-belga como abriu caminho para várias outras representações de figuras e lugares dos tempos da Roma antiga. Até 1985 Jacques Martin criou um corpo inicial de álbuns que deram vida a Alix, desenvolvendo não apenas a personalidade do jovem gaulês adoptado por um patrício romano, mas com ele viajando por vários destinos possíveis no quadro do mundo conhecido de então (do ponto de vista ocidental, claro). Com a morte de Martin, em 2010, Alix não foi afastado dos livros. E desde então, apenas pela mão de novas equipas de argumentistas e desenhadores, Alix continuou a conhecer novas aventuras em álbum e a viajar para novos destinos nessa outra série paralela. A maior das novidades póstumas da vida desta figura criada por Jacques Martin chegou em 2012, sob a designação de Alix Senator, transportando a personagem para uma época posterior à das narrativas da série “clássica”, com o protagonista agora um adulto, na casa dos 50 anos, habitualmente acompanhado pelo seu filho Titus e por Kephren, filho de Enak, o seu velho parceiro egípcio, entretanto dado como desaparecido.
Aqui fica um pouco da historia deste "A Conjura das Rapaces":
Roma, ano 12 a.C. O imperador Augusto é todo-poderoso. Alix tem mais de cinquenta anos e é senador. Recém-regressado do Egipto, vê-se obrigado a afrontar a corte imperial. Augusto não lhe perdoa ter poupado e reabilitado Enak, que em tempos o traíra em favor de Cleópatra. Começa então para o senador e os seus filhos uma lenta mas inexorável descida aos infernos. Nada parece poder salvá-los, excepto talvez a misteriosa Conjura das Rapaces, disposta a tudo para assassinar o imperador.
Sem comentários:
Enviar um comentário