quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A nossa leitura de "A Espera", de Keum Suk Gendry-Kim - edição Iguana

 


Estamos perante uma extraordinária novela gráfica. Uma terrível história de vida verídica, vivida pela mãe da autora Keum Suk Gendry-Kim. A obra foi premiada com o Prix BDGest para a melhor novela gráfica da Ásia. Este livro foi ainda considerado a BD do ano pelo "The Washington Post", "Forbes" e "Publishers Weekly"​. Portanto, uma excelente aposta da Iguana, que ao que consta, irá continuar a publicar outras obras desta autora. É caso para dizer que depois d' "A Espera", ficamos à espera!

A história, explora um tema muito distante da nossa realidade europeia, mas que precisamente por ser realidade, nos choca e surpreende. Centra-se no trauma de uma geração causado pela separação forçada das famílias durante a divisão entre a Coreia do Norte e do Sul em 1950. O drama, vivido na primeira pessoa pela mãe da autora, é aqui reconstruído, e apresenta-nos a difícil realidade que ocorreu devido ao rebentar da guerra, que levou à fuga de milhares de refugiados para sul e a subsequente espera, muitas vezes eterna, pelo reencontro com os familiares perdidos nessa fuga. 

Apesar do drama, a história é-nos contada de uma forma por vezes mais ligeira e ternurenta e com alguns apontamentos mais bem dispostos, tudo devido à personalidade da mãe, que apesar de carregar um profundo desgosto, tem uma imensa garra de viver e uma coragem fora do normal. 

Os desenhos a preto e branco são carregados de emoção, levando-nos constantemente em flashbacks, através de um desenho bonito e fluído, sem grandes pormenores, e muito centrado nas personagens. Por vezes aqui e ali, essas recordações são representadas em pranchas que fogem ao tradicional, o que dá ainda mais dinamismo aos acontecimentos.

Um excelente livro nesta reta final de 2023.






Sem comentários:

Enviar um comentário