sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Sugestão para quem esteja de férias - Visitar a Exposição "Centenário do ABC-Zinho"


Pode ser para agora ou mesmo para depois desta época festiva, uma vez que a exposição está aberta ao público até 29 de Março, mas valerá a pena a visita.

A exposição "Centenário do ABC-Zinho - 100 anos de revistas de Banda Desenhada em Portugal" está patente na Biblioteca Nacional de Portugal e resulta de uma colaboração da Biblioteca com o Clube Português de Banda Desenhada.

A exposição foi pensada em 2019 para ser inaugurada em outubro de 2021, no centenário da publicação do nº 1 do ABC-zinho, dirigida por Cottinelli Telmo. O planeamento de eventos na Biblioteca Nacional teve de ser reformulado em consequência da pandemia de Covid 19 e a exposição acabou por ser adiada. Felizmente pode agora ser vista.

A exposição compreende cerca de 500 revistas, originais de capas, páginas de histórias e ilustrações produzidas pelos desenhadores para as publicações; construções oferecidas em separata; livros e outros produtos comerciais associados a algumas revistas; cartazes; e muito mais, tudo relacionado com essas publicações.

(partes deste texto foram retiradas do texto original de João Manuel Mimoso).





2 comentários:

  1. Olá, de quem é a ilustração da exposição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo, obrigado pelo seu comentário. Quanto à ilustração, desconhecemos o seu autor, pois não está referido na divulgação da exposição disponível na Biblioteca. Vamos tentar saber.

      Eliminar