terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Os sete primeiros títulos do projecto BDPALOP

Embora esteja a ser planeada uma apresentação oficial com o Instituto Camões, os sete primeiros títulos da 1.ª colecção do projecto BDPALOP foram apresentados pel' A Seita no Amadora BD, uma vez que a cooperativa é uma das entidades parceiras.

Segundo Fábio Ribeiro, coordenador do projecto, "BDPALOP é o assumir de um género literário que trará outros horizontes à imaginação das novas gerações de falantes da Língua Portuguesa. A BDPALOP será uma referência para artistas e leitores, e um veículo para as histórias e estéticas que até agora tinham poucas oportunidades de serem publicadas. Sentimos que agora é a altura certa para nos assumirmos como uma força criativa conjunta e competirmos no mercado global, onde a língua será a nossa maior força.

Ao nutrir a sua diversidade e potencial de unificação, iremos fortalecer as pontes, criar novos postos de trabalho, incentivar jovens leitores e aproximar culturas que têm muito a aprender umas com as outras. Quem sabe, no futuro teremos mais países a bordo desta iniciativa, sentimos que estamos apenas no início. 

Acima de tudo, a BDPALOP é um passo significativo para o futuro sustentável da Banda Desenhada nos nossos países, e para todos os profissionais que a veem como um sonho, que agora poderá ser realidade!"

De realçar que este projeto promove uma política de igualdade de género em todas as suas atividades, garantindo uma cota de 50% para as mulheres nas bolsas literárias atribuídas. O objectivo é transformar a BDPALOP num movimento sustentável e em crescimento, garantindo que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades.

Eis os títulos e as capas. Nos próximos dias mostraremos todos eles com maior detalhe.

A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte Vermelho - Domingos Luísa (argumento) e Coralie Silva (ilustração) - Cabo Verde

Bonga - Darling Catar (argumento) e Trisha Mamba (ilustração) - Moçambique

Electus - A Supremacia - Danilson Rodrigues (argumento) e Nick Agostinho (ilustração) - Angola

Panzu - A Máscara dos Deuses - Luís Mateus (argumento) e Simão Kusanica (ilustração) - Angola

Torre Nova - O Último Prédio da Tawen - Eliana N'Zualo (argumento) e Ique Langa (ilustração) - Moçambique

Tunuka - Kitty Blunt (argumento) e Wilson Lopes (TóZé) - Cabo Verde

Ventage - Angola na Era dos Mutantes - Florinda Sakamanda (argumento) e Helder Simões (ilustração) - Angola







Sem comentários:

Enviar um comentário