terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A nossa leitura de “Uma estrela de algodão preto”, de Cuzor, Sente e Versaevel - edição Ala dos Livros


Este livro “Uma estrela de algodão preto” é para nós um dos vários destaques do vasto ano 2023 de excelentes publicações de banda desenhada e por isso não podíamos deixar de falar aqui sobre a nossa leitura. 

Tudo começa em 1776 em Filadélfia quando George Washington encomenda a primeira bandeira dos futuros Estados Unidos da América e termina no final da II Guerra Mundial na Bélgica e na Carolina do Norte (EUA). Este é pois o fio da história, à volta desta bandeira com um valor simbólico sem precedentes e que tem um pormenor, uma estrela de cinco pontas de algodão preto, por baixo de uma das estrelas brancas, mas que para nós nos mostra durante séculos o racismo sobre os negros nos Estados Unidos, que mesmo em guerra são mal tratados e de maneira diferente, sem qualquer reconhecimento do esforço e das vitórias em combate. 

Tudo isto é desenhado e contado de uma maneira pesada, poderosa e realista por Steve Cuzor e Yves Sente, com cores de Meephe Versaevel. Destacamos aqui a cor, pois as pranchas são todas de cores pesadas e escuras (tons de castanhos, cinzentos e amarelos), tendo a maior parte das páginas apenas duas cores. É pois uma história cruel e que tem vários momentos de grande emoção e tristeza, não fosse o racismo e a guerra temas que infelizmente existem há séculos, e que persistem em existir nos nossos dias. Assim, com estes “negros” como protagonistas, três soldados americanos (Aaron, Lincoln e Johnson) e a irmã de um deles (Johanna) vamos ter esta viagem no tempo desenhada e contada de uma maneira extraordinária e que nos ficará na memória. Excelente edição da Ala dos Livros.





Sem comentários:

Enviar um comentário