quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A nossa leitura de "O Segredo da Força Sobre-Humana", de Alison Bechdel - Edição Relógio d'Água

 

Depois de termos lido há vários anos o "Fun Home" de Alison Bachdel, foi com expectativa que aguardámos este "O Segredo da Força Sobre-Humana", editado recentemente pela Relógio d'Água. Lemos o livro com muita calma, com atenção a todos os pormenores e questões levantadas pela autora. Mais uma vez o livro é autobiográfico, conta o seu percurso desde a infância até praticamente aos dias de hoje. Desde as suas questões mais íntimas e relacionadas com a sua sexualidade, até às questões profissionais e ao seu processo criativo. 

Pela sua história, que está dividida por décadas, existe um fio condutor: a sua paixão ou quase obsessão por exercício físico. Ao longo das páginas vamos assistindo à sua experimentação de várias modalidades, que vão da ioga ao esqui, das caminhadas às corridas. Sempre a esforçar o corpo como um escape para os seus problemas ou para se sentir bem mentalmente.

Tal como referimos em cima, a leitura foi feita de forma mais lenta. Não foi daqueles livros lidos de um só fôlego, e daqueles que mais nos arrebatou, talvez por ser demasiado descritivo quanto às questões do desporto e constantemente ser interrompido o fio condutor da história, com referências a outros autores e histórias paralelas. Porém, valeu a pena a leitura, apreciar os desenhos algo divertidos e com muitos pormenores e a forma como a autora faz a análise dela própria e consegue brincar com isso.






Sem comentários:

Enviar um comentário