terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A nossa leitura de "Ilíada - O Pomo da Discórdia 1/3", de Luc Ferry - edição Gradiva

 


A colecção de banda desenhada "A Sabedoria dos Mitos" continua a crescer. A abrir 2024 a Gradiva BD voltou a apostar nestas obras de Luc Ferry e desta vez o título é "Ilíada - O Pomo da Discórdia". Esta é a primeira parte da história, a qual será dividida em três volumes, que contam com a participação de Didier Poli, Clotilde Bruneau e Pierre Taranzano.

Concluímos já a leitura desta primeira parte e gostámos bastante, tendo aprendido um pouco mais sobre os motivos que levaram à guerra de Tróia. Mas como esta é uma história sobre mitos, aqui nos é contado que esta guerra que envolve Menelau (rei de Esparta), Agaménmon (seu irmão), Páris (príncipe troiano) e Aquiles, entre outros, é completamente manipulada pelos deuses do Olimpo. Ou melhor, pelas deusas, que se deixaram levar pelo pecado da vaidade, devido a uma artimanha urdida pela deusa Éris (da discórdia). Aqui, tal como em algumas clássicas histórias infantis, uma maçã (neste caso, de ouro), vai provocar muitos estragos.

Gostámos da forma em como a história nos é contada e também como é desenhada. Agora resta-nos aguardar pelos próximos volumes.

Relembramos a sinopse:

O exército grego encontra-se diante da cidadela inexpugnável de Troia. Há já dez anos que se arrasta aquela guerra terrível…

Para Menelau, rei de Esparta, é uma questão de honra, uma vez que a sua mulher, a bela Helena, foi levada por Páris, um príncipe troiano. Agamémnon, irmão de Menelau, vê naquilo um pretexto para conquistar a mítica cidade e expandir o seu império. Aquiles, o mais valoroso dos guerreiros, espreita, por seu turno, uma ocasião para se tornar lendário. Mas estes homens ignoram que, pese embora serem poderosos, não passam de peões: Troia é o tabuleiro de uma funesta partida de xadrez da qual apenas os deuses sairão vencedores…





Sem comentários:

Enviar um comentário