sábado, 3 de fevereiro de 2024

Novidade: Relógio d'Água edita "Patos", de Kate Beaton


Já tínhamos lido a versão francesa desta novela gráfica que é agora editada pela Relógio d'Água e com um título bem diferente do original. De "Environment Toxique" passamos para "Patos - Dois anos nas areias petrolíferas". Ainda bem que chegou cá a versão portuguesa, pois esta é uma novela gráfica de referência e não é à toa a sua autora, Kate Beaton, já recebeu dois prémios dos Will Eisner Comic Industry Awards 2023, nas categorias de Melhor Livro de Memórias Gráfico e de Melhor Escritor/Artista. 
Publicamos a sinopse e algumas páginas da versão francesa. 
Se quiserem ler o que escrevemos sobre o livro em Abril de 2023, podem fazê-lo aqui: 

https://juvebede.blogspot.com/2023/04/a-nossa-leitura-de-environnement.html

A sinopse: 

Antes de Kate Beaton, cartoonista de Hark! A Vagrant, existia Katie Beaton dos Beatons de Cabo Bretão, especificamente de Mabou, uma comunidade à beira-mar onde as lagostas são tão abundantes como as praias, os violinos e as canções folclóricas gaélicas. Com o objetivo de pagar os seus empréstimos estudantis, Katie viaja para o Oeste para aproveitar a corrida ao petróleo em Alberta — parte da longa tradição dos habitantes da Costa Leste que procuram um emprego lucrativo noutro lugar quando não o encontram na terra natal que amam. Katie depara-se com a dura realidade da vida nas areias petrolíferas, onde o trauma é ocorrência quotidiana, mas nunca é discutido.
A habilidade natural de Kate Beaton para o desenho torna-se evidente ao retratar maquinaria colossal em cenários sublimes de Alberta, com vida selvagem, auroras e  orestas boreais. A sua primeira narrativa gráfica longa, Patos: Dois Anos nas Areias Petrolíferas, é uma história desconhecida de um país que se orgulha do seu ethos igualitário e da sua beleza natural, enquanto simultaneamente explora tanto as riquezas da sua terra quanto a humanidade do seu povo.





Sem comentários:

Enviar um comentário