quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A nossa leitura de "O mundo de Sofia", uma adaptação de Nicoby e Vincent Zabus - Edição Elsinore

 


Terminámos a leitura do primeiro volume da novela gráfica "O Mundo de Sofia". Da autoria de Nicoby e Vincent Zabus e editada em Portugal pela Elsinore (chancela da Penguin Random House), esta novela gráfica é feita a partir do êxito mundial de Jostein Gaarder sobre a História da Filosofia.

Foi uma leitura interessante pois tínhamos lido a obra original há vários anos atrás e agora fomos reencontrá-la reinventada e actualizada. A adaptação. que teve a colaboração do próprio autor Jostein Gaarder, é bastante fiel ao original, mas num formato diferente, adequado para o seu público. Apesar de encontrarmos aqui muitas actualizações, muitos aspectos que nos remetem para a actualidade e que à época da primeira edição do livro no início dos anos 1990 eram impensáveis, a história continua a remeter-nos para muitas questões comuns como as preocupações ambientais ou a igualdade de género.

Sendo um livro sobre filosofia, a importância desta versão como da original é o facto de levantar questões. Sobre a natureza, a religião, a ciência, a mortalidade, a criação do mundo, etc. Ideal para os mais jovens, mas também para todos aqueles que pretendem conhecer um pouco mais sobre a História da Filosofia.

Neste livro tudo nos é apresentado de uma forma ligeira, clara e divertida, com o argumento numa sintonia perfeita com o desenho. Quer o estilo gráfico e humorístico, fizeram-nos lembrar as novelas gráficas de Sapiens, a obra de Yuval Noah Harari.

Relembramos a sinopse deste primeiro volume de "O Mundo de Sofia":

Certo dia, Sofia recebe uma carta com uma pergunta intrigante de um misterioso filósofo: «Quem és tu?» Segue-se outra: «De onde vem o mundo?»

De carta em carta, de pergunta em pergunta, Sofia inicia o seu «curso de filosofia». Feita a promessa de que preservará intacta a sua capacidade de se surpreender — qualidade primeira de qualquer filósofo, para quem o mundo e a vida são sempre uma coisa nova e espantosa —, Sofia lança-se à descoberta das principais figuras da história da filosofia ocidental, dos pré-socráticos aos pós-modernos, e sobretudo ao conhecimento de si própria, ao aprender a formular verdadeiras perguntas filosóficas. 

Carregado de humor e clareza, e sem nunca perder de vista as grandes questões do nosso século, o primeiro volume da adaptação para novela gráfica de O Mundo de Sofia, que abarca o nascimento da filosofia e percorre a sua história até ao século XVII, destina-se a todos os leitores curiosos que pretendam conhecer ou revisitar as raízes, a evolução e as principais correntes do pensamento filosófico ocidental. 






Sem comentários:

Enviar um comentário