quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

André Carrilho ilustrou "1984" de George Orwell - edição Bertrand Editora

 


Apesar de ter sido editado no final do ano passado, não podíamos deixar de falar aqui desta edição de  "1984" ilustrada por André Carrilho e com prefácio de Francisco Louçã. A conhecida obra da autoria de George Orwell está infelizmente muito actual, ainda mais neste momento em que o mundo vive.

Esta edição com design de capa do ilustrador, cartunista, animador e caricaturista André Carrilho, galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais. Para além disso, toda a obra se faz acompanhar de cerca de quatro dezenas de ilustrações a duas cores, que se fundem com o próprio texto e que foram criadas propositadamente para esta edição. 

Este livro é o resultado de um projeto ao qual André Carrilho se dedicou durante mais de um ano e que reflete o fascinante universo e dimensão desta obra, assim como do seu autor, ao qual presta homenagem com este trabalho, já reconhecido nas palavras de Jean Seaton, diretora da Fundação Orwell: «Estas ilustrações inéditas transportam-nos para o cerne de 1984. É ao mesmo tempo um mundo estranho e de fantasia, contudo familiar: todos vivemos em versões deste mundo. E estas imagens amplificam as palavras de Orwell de forma tão apropriada».

A sinopse

«A distopia é o retrato do nosso futuro?», questiona Francisco Louçã no prefácio desta edição. Agora com o traço genial das ilustrações de André Carrilho, 1984, obra-prima de George Orwell, é talvez o mais imortal dos romances do século XX. A sua relevância faz prova da vitalidade da escrita de Orwell e a obra permanece como um alerta cujo ímpeto cabe a todos nós preservar. O Grande Irmão está a ver-te. «Estas ilustrações inéditas transportam-nos para o cerne de 1984. É ao mesmo tempo um mundo estranho e de fantasia, contudo familiar: todos vivemos em versões deste mundo. E estas imagens amplificam as palavras de Orwell de forma tão apropriada. Uma grande adição à obra do autor.» Jean Seaton, diretora da Fundação Orwell

Sobre o livro: 1984, de Orwell e Carrilho, Bertrand Editora, 368 p., 17,70 €



Sem comentários:

Enviar um comentário