quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

A opinião de Miguel Cruz sobre: sucessos de vendas 2022 em França e "1629… ou L’Effrayante Histoire des Naufragés du Jakarta” de Xavier Dorison e de Thimothée Montaigne

 


Em 2022, vários foram os títulos de BD que se destacaram, em termos de sucesso de venda no mercado francês. Blake e Mortimer, claro, Les Vieux Fourneaux, XIII, L’Arabe du Futur, o Spirou de Émile Bravo, Le Serpent et le Coyote, etc. Entre estes, assume particular destaque o título “Le Monde Sans Fin” de Jancovici e Blain, que terá vendido 514 mil exemplares segundo a Gfk-Livres-Hebdo, provavelmente também ajudado pela tentativa de boicote de ativistas antinucleares. No mercado de Mangás, One Piece (editado em Portugal pela Devir) continua a dominar as vendas das publicações em francês.

Entre os títulos de sucesso de 2022, vale a pena, para além de alguns já comentados, falar do tomo 1 (de dois) de “1629…ou l’Effrayante histoire des naufragés du Jakarta” da autoria de Xavier Dorison (que, entre outros, é também o argumentista de o Castelo dos Animais, que a Arte de Autor publica em Portugal) e de Thimothée Montaigne, um desenhador de quem conheço poucas coisas, sendo que em 2018 sucedeu, com brio, a Yves Swolfs no desenho das aventuras de Price de la Nuit, e anteriormente tinha desenhado o spinoff do Terceiro Testamento: Julius que, confesso, nunca li. 

Uma capa fantástica, qualidade de edição excecional, desenhos realistas absolutamente notáveis ao longo de cerca de 135 páginas, com alguns desenhos incríveis de página dupla, uma história que, não sendo extraordinariamente inovadora, é muito bem conseguida, com bastantes surpresas.

O Jakarta é um navio da Companhia Marítima das índias Orientais que irá fazer um transporte precioso – incluindo ouro e diamantes - com destino à indonésia. 

Francisco Valseart é indicado como responsável deste transporte. Arian Jakob é o capitão, competente e alcoólico. Jerónimus Cornélius é um jovem ambicioso e de ética duvidosa, que assumirá a responsabilidade de segundo-comandante. Lucréctia Hans, de classe alta, é uma das convidadas da viagem, porque terá de se juntar ao seu marido na Ásia. Para além disso, inevitavelmente, entre as cerca de três centenas de marinheiros a bordo, vários têm uma duvidosa reputação, e por vezes, um estranho comportamento. A juntar a tudo isto, as condições climatéricas não são as mais favoráveis para a inadiável jornada. 

A viagem é efetuada em condições infernais, e a ambição, o roubo, e as revoltas a bordo irão completar o quadro de uma aventura de contornos sombrios, mas entusiasmante, em que os acontecimentos se encadeiam a bom ritmo. A história e o desenho unem-se na capacidade de nos transmitir a sensação de desconforto desta viagem, e na veracidade com que retratam as várias personagens, boa parte delas verdadeiramente detestáveis, outras sensatas e bem intencionadas, e algumas verdadeiros líderes.

O tratamento de cores ajuda também bastante à legibilidade desta BD editada pela Glénat, e que terá continuação e fim com o tomo 2. Se mantiver a qualidade deste primeiro tomo, teremos aqui uma aventura fortemente recomendável.




Sem comentários:

Enviar um comentário