segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Prémio: E o vencedor do Prémio Fnac France Inter foi “Perpendiculaire au Soleil” de Valentine Cuny-Le-Callet, editado pela Delcourt

 


Prémio Fnac France Inter 

Depois de manhã termos anunciado o Prémio Goscinny, ficámos também a conhecer o premiado com o Prémio Fnac France Inter deste ano. E o vencedor é a BD “Perpendiculaire au Soleil” de Valentine Cuny-Le-Callet, editado pela Delcourt.

Recordemos que os cinco finalistas eram: “Journal Inquiet d’Istambul”; “Le Petit Frère”; “Les Pizzlys”; “Nettoyage à Sec”; “Perpendiculaire au Soleil”.

Sobre a BD vencedora, já tinha tido oportunidade de dar aqui nota do seu conteúdo, nomeadamente quanto à sua origem. A autora, atualmente com 26 anos, estabeleceu uma relação epistolar com um americano, prisioneiro e condenado à morte no Estado Norte Americano da Flórida, ponto de partida para estas cerca de 430 páginas de descrição de uma situação e de seus antecedentes, de forma sóbria mas com uma brutal intensidade por vezes fascinante.

Uma última nota para assinalar que “Perpendiculaire au Soleil” não se encontra nomeado para o prémio de Angoulême, o mesmo acontecendo com a grande maioria dos cinco finalistas, sendo “Les Pizzlys” a única exceção.

Por Miguel Cruz





Sem comentários:

Enviar um comentário