sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A nossa leitura de "Monstros" - edição G. Floy Portugal

 


"Monstros", da autoria de Barry Windsor-Smith foi sem dúvida alguma um dos grandes títulos de 2022. Uma excelente aposta da G.Floy que arrecadou vários prémios. Não foi obra do acaso. Depois de 16 anos desde a sua última obra, o lendário Barry Windsor-Smith regressou com um masterpiece. "Monstros" é um livro potente. Não só pelas suas 368 páginas, mas sobretudo pelos seu argumento, que não deixa nenhum leitor indiferente. É daqueles livros de emoções fortes que mexe connosco, que temos que digerir um pouco antes de falar dele. Foi o que fizemos. 

Este "Monstros" é uma extraordinária narrativa visual, que facilmente imaginamos transposta para o cinema. A história é uma mistura de drama familiar, thriller e viagem metafísica. Tudo nos é contado e mostrado com uma carga emocional muito intensa e o leitor não é poupado no que toca a assistir a momentos de enorme violência. Como numa boa história deste género, há coisas que se vão desvendando aos poucos e peças da história que só vamos encaixar mais à frente, tomando consciência de quais é que são os verdadeiros monstros. 

Este livro constitui a narrativa mais sofisticada de Windsor-Smith, que consegue atingir o leitor com momentos ternurentos e comoventes, em igual medida com outros de dor agonizante, redenção, sacrifício e violência avassaladora. Um retrato íntimo de indivíduos que tentam recuperar as vidas que lhes foram roubadas e uma odisseia política épica que percorre duas gerações da história americana.

A sinopse:

Estamos em 1964. Bobby Bailey ainda não sabe que está prestes a cumprir o seu trágico destino quando se vai alistar nas Forças Armadas. Traumatizado, inocente, discreto e com vontade de escolher o seu passado e focar-se no futuro, Bobby é o candidato perfeito para uma experiência secreta dos EUA, uma continuação macabra de um programa genético descoberto na Alemanha nazi, 20 anos antes, no final da II Guerra Mundial.

O único aliado de Bailey e o seu protector é o sargento McFarland, que intervém e dá início a uma sequência de eventos que se descontrolam completamente. À medida que os monstros se multiplicam, tornando-se reais e metafóricos, a história atinge o crescendo de um autêntico Juízo Final moral.



Sem comentários:

Enviar um comentário