quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Este ano não vai haver World Press Cartoon

Segundo comunicado da organização do World Press Cartoon divulgado nas redes sociais, este ano não haverá concurso nem exposição. Já se temia este triste desfecho e já aqui tínhamos falado nas dificuldades que os responsáveis do WRC tinham pela frente. Como é possível não existir nenhuma Camara Municipal que não tenha um apoio para este que é o maior e mais importantes prémios na área do Cartoon a nível mundial? De facto estamos surpreendidos e tristes com este desfecho. Aqui fica a imagem do cartoon do ultimo vencedor do Grande Prémio de 2022, o argentino Matías.

Transcrevemos aqui o comunicado, fazendo votos que em 2024 este importante evento possa regressar:

Como é do conhecimento público, uma inesperada decisão do nosso patrocinador principal dos últimos seis anos deixou a Direcção do World Press Cartoon sem meios de lançar no Outono, como é tradição, o apelo à participação para o concurso do ano seguinte. 

Lamentavelmente, chegados à época do ano em que tradicionalmente se reúne o nosso júri internacional, resta-nos constatar que não há condições financeiras de suporte que nos permitam realizar o salão no ano em curso, dentro dos padrões de rigor e qualidade que sempre caracterizaram o World Press Cartoon. Será portanto, desde 2005, a segunda vez que a comunidade mundial dos cartoonistas não conta com este ponto de encontro anual e privilegiado.

Acreditamos que a história do World Press Cartoon é garante do empenhamento da organização na defesa dos valores que partilhamos em torno da liberdade de imprensa e da promoção do cartoon como género indispensável num jornalismo de referência. 

Agradecemos o apoio de todos os cartoonistas que nos têm contactado, com palavras de encorajamento que nos sensibilizam e dão força para continuar.      

Há alguns anos atrás, após participar como membro do júri do World Press Cartoon, o brilhante cartoonista Adam Korpak escreveu: «Eu diria que cartoonistas com habilidade e talento têm o poder das pequenas gotas de água que, pela sua acção persistente, acabam por vencer as pedras mais duras.» É com este espírito e a mesma persistência que prometemos voltar com o World Press Cartoon em 2024.




Sem comentários:

Enviar um comentário