Segundo comunicado da organização do World Press Cartoon divulgado nas redes sociais, este ano não haverá concurso nem exposição. Já se temia este triste desfecho e já aqui tínhamos falado nas dificuldades que os responsáveis do WRC tinham pela frente. Como é possível não existir nenhuma Camara Municipal que não tenha um apoio para este que é o maior e mais importantes prémios na área do Cartoon a nível mundial? De facto estamos surpreendidos e tristes com este desfecho. Aqui fica a imagem do cartoon do ultimo vencedor do Grande Prémio de 2022, o argentino Matías.
Transcrevemos aqui o comunicado, fazendo votos que em 2024 este importante evento possa regressar:
Como é do conhecimento público, uma inesperada decisão do nosso patrocinador principal dos últimos seis anos deixou a Direcção do World Press Cartoon sem meios de lançar no Outono, como é tradição, o apelo à participação para o concurso do ano seguinte.
Lamentavelmente, chegados à época do ano em que tradicionalmente se reúne o nosso júri internacional, resta-nos constatar que não há condições financeiras de suporte que nos permitam realizar o salão no ano em curso, dentro dos padrões de rigor e qualidade que sempre caracterizaram o World Press Cartoon. Será portanto, desde 2005, a segunda vez que a comunidade mundial dos cartoonistas não conta com este ponto de encontro anual e privilegiado.
Acreditamos que a história do World Press Cartoon é garante do empenhamento da organização na defesa dos valores que partilhamos em torno da liberdade de imprensa e da promoção do cartoon como género indispensável num jornalismo de referência.
Agradecemos o apoio de todos os cartoonistas que nos têm contactado, com palavras de encorajamento que nos sensibilizam e dão força para continuar.
Há alguns anos atrás, após participar como membro do júri do World Press Cartoon, o brilhante cartoonista Adam Korpak escreveu: «Eu diria que cartoonistas com habilidade e talento têm o poder das pequenas gotas de água que, pela sua acção persistente, acabam por vencer as pedras mais duras.» É com este espírito e a mesma persistência que prometemos voltar com o World Press Cartoon em 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário