sábado, 25 de fevereiro de 2023

Novidade 2022: Sal, a novela gráfica ilustrada por Luís Buchinho editada pela Fundação Cecília Zino

 


Este foi um livro que apenas recentemente tivemos informação da sua edição. A Fundação madeirense Cecília Zino editou em novembro de 2022 “Sal”, uma novela gráfica com ilustrações de Luis Buchinho e argumento original de João Andrade. Uma história de sobrevivência sobre adolescentes e crianças em risco. 

A FCZ - sediada na Ilha da Madeira e fundada em 1961- decidiu editar esta novela gráfica para revelar a importância das equipas de intervenção e como a sua ação é essencial para a segurança dos jovens em situações de risco. Uma percentagem das vendas dos livros reverterá e a favor da construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal.

Uma percentagem da venda de cada livro reverterá a favor da construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal, sendo o preço do livro recomendado de 24 €.

Aqui fica a capa, duas imagens do interior, a sinopse e alguns dados dos autores, bem como da Fundação Cecília Zino.

A sinopse:

A Sal tem 14 anos e vive com os pais na Ilha da Madeira. O ambiente familiar negligente obriga o tribunal a retirá-la para uma casa de acolhimento temporário. Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal.

Os autores:

João Andrade é o autor do texto e baseou o argumento ficcional em testemunhos recolhidos, ao longo do seu percurso profissional, em diversas instituições de apoio a jovens em risco. São histórias e situações decorridas em casas de acolhimento que espelham o quotidiano destas instituições. 

Para Luis Buchinho, o projeto surgiu a partir de um convite da Fundação, no âmbito da sua atividade artística. Se o design de moda é a sua profissão, a BD é uma paixão de infância, que ganhou novo fôlego graças ao tempo livre durante a pandemia. 


A Fundação:

A Fundação Cecília Zino foi constituída em 1961 como Instituição Particular de Solidariedade Social. Da vontade de Cecília Zino, surge um hospital pediátrico, que após a abertura do Hospital Central do Funchal, é transformado em casa de acolhimento residencial de jovens, cumprindo o seu papel até a presente data. 





Sem comentários:

Enviar um comentário