Concluímos a leitura da terceira e última parte da história "Ilíada", uma obra editada pela Gradiva, da autoria de Luc Ferry e integrada na colecção "A Sabedoria dos Mitos". Este terceiro volume tem como título "A Queda de Tróia" e tal como os dois anteriores contou com a participação de Clotilde Bruneau e Pierre Taranzano.
Conforme nos indica o título, a última parte desta obra é dedicada à Guerra de Troia. Depois de muitos anos em guerra, gregos, troianos e os deuses têm de pôr um ponto final no longo conflito. Aquiles tem um grande protagonismo nesta fase, pois finalmente se decide defrontar Heitor, o príncipe troiano que tirou a vida ao seu primo Pátroclo. A sua sede de vingança é de tal forma que insaciável, que deixa um rasto de sangue por onde passa. No entanto, Aquiles acaba por ser abatido por uma flecha de Páris, irmão de Heitor, guiada pelo Deus Apolo. Desmoralizados, os gregos sentem o sabor a derrota, mas é Ulisses que lhes vai devolver a esperança, com a apresentação de uma ideia que ao início parecia despropositada, mas que depois se transformou naquilo que já tanto ouvimos falar: o famoso Cavalo de Troia.
As ilustrações, belíssimas como nos volumes anteriores, mas ao nível de argumento sentimos a falta do calcanhar de Aquiles. Quer isto dizer que nada nos é explicado quanto a esse mito, uma vez que a parte do corpo onde é atingido por Páris, não é o calcanhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário