Não há data mais apropriada do que a de hoje, em que começa a edição de 2024 dos Jogos Olímpicos, para falarmos deste livro "Mínimos Olímpicos", de Luís Afonso, editado pela Avenida da Liberdade Editores.
A Academia Olímpica de Portugal (AOP) e a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançaram a Luís Afonso o desafio de retratar os Jogos Olímpicos através de cartoons. O autor habituou-nos nas últimas décadas a olhar a vida e o dia a dia pelo risco certeiro e impiedoso de um Lápis sempre atento aos pormenores dos acontecimentos do desporto, da cultura e da sociedade. Nesta obra, que, sem deixar de ter presente os valores associados ao Olimpismo (Excelência, Amizade e Respeito), o autor faz uma abordagem diferente dos Jogos Olímpicos, Levando-nos a refletir, a rir e a sonhar, ironizando a partir de episódios onde as peripécias desportivas são uma constante.
No livro podemos encontrar cartoons sobre várias modalidades e ainda a participação de atletas com pequenos apontamentos. As participações são de : João Silva (Triatlo), Diogo Abreu (Ginástica), Cátia Azevedo (Atletismo), Maria Caetano (Equestre), Angélica André (Natação), Pedro Fraga (Remo), Catarina Costa (Judo), Nelson Oliveira (Ciclismo), Marta Onofre (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Patrícia Mamona (Atletismo), José Costa (Vela), João Paulo Azevedo (Tiro com Armas de Caça), Joaquim Videira (Esgrima), Marcos Freitas (Ténis de Mesa) e Liliana Cá (Atletismo).
As linhas de partida, que é como quem diz, os prefácios, são do presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, da CAO, Diana Gomes, e de Tiago Viegas, da AOP.
Sem comentários:
Enviar um comentário