quinta-feira, 25 de julho de 2024

A nossa leitura de "Sol", de Diogo Carvalho - edição A Seita


Ainda não tínhamos dado o devido destaque à mais recente obra de Diogo Carvalho, "Sol", editada pel' A Seita e lançada no Maia BD. Como entretanto já lemos o livro, podemos juntar à sinopse, a nossa opinião.

No meu caso (Alexandra) não sou especialmente fã de ficção científica, mas não quis deixar de ler um trabalho do Diogo, sempre tão disponível e amigo do Juvebêdê. Ainda para mais, uma das personagens já nos era próxima desde 2022, quando o Diogo nos deu os seus parabéns desenhados pelos nossos 25 anos. (imagem que se segue). E assim, foi com expectativa que me lancei na leitura e posso confessar que fiquei tão surpreendida quanto rendida. Gostei da história e li o livro de uma ponta à outra como se estivesse a ver um filme. 

Sol é o nome da protagonista e trata-se de uma história completa de BD no género western futurista com influências de obras como Firefly, Blade Runner, Mad Max e os últimos dias do paraíso. Todas estas influências se juntaram na minha cabeça com outros filmes que já vi, e mesmo observando aqui e ali referências várias, a história é original e cativante e tem todos os ingredientes de uma narrativa viva e com ritmo, com uma linguagem acessível, adequada, dramática onde há drama e engraçada quando há humor. Acima de tudo é uma história de esperança onde mesmo perante um cenário tão árido, obscuro, violento e cruel, a força do amor vence e floresce. O desenho está bem estruturado, com boas cenas de acção e que com uma excelente dinâmica tanto em cenários de interiores como de interiores. Portanto temos aqui um excelente livro de Banda Desenhada de um autor nacional, o que é sempre um motivo de regozijo.

No final do livro, ainda alguns esboços e explicações do Diogo sobre as suas tentativas de rostos, penteados, nomes até chegar às versões finais das duas personagens.

A sinopse:

O que acontecerá quando os seres humanos conquistarem o espaço interestelar?

Trataremos melhor os outros planetas que colonizarmos, ou simplesmente passarão a ser descartáveis? Num futuro longínquo chega à cidade de East of Eden uma jovem misteriosa chamada Sol. Para a xerife Nia, ela é mais uma ameaça enviada pelo planeta central, mas para K, um jovem local, parece ser mais do que isso. Que segredos guarda Sol, de onde veio, o que quer, e porque é perseguida por um esquadrão de mercenários até este planeta esquecido pelo resto do seu sistema solar?

Com argumento e arte de Diogo Carvalho, autor de Obscurum Nocturnus, Free Lance, entre outros, uma aventura futurista emocionante, que reflecte sobre o presente olhando para o futuro.

Aonde irias no Universo para salvar alguém que amas?











Sem comentários:

Enviar um comentário