quinta-feira, 18 de julho de 2024

A nossa leitura de Brigantus 1. Banido, de Hermann e Yves H. - edição Arte de Autor


Hermann está de regresso, tendo o seu filho Yves no argumento, com uma nova série intitulada Brigantus, edição da Arte de Autor. Banido é o título do primeiro episódio que é passado no século 1 d.c e que nos conta a história dum legionário romano, de nome Melonius Brigantus, um monstro de combate e morte, que foi criado por Roma só para isso. É desta forma que os autores Hermann e Yves mergulham numa história onde demonstram que o ser humano tem um lado mais que sombrio e sem alma, mas que tem a esperança de ver uma luz ao fundo do túnel para se salvar e morrer em paz.

Não podemos comparar esta história com o apogeu da carreira de Hermann, que nos levou por séries históricas e pranchas inesquecíveis de Bernard Prince, Comanche, Jeremiah ou mesmo no caso de Tours de Bois-Maury, ou algumas histórias one-shots de grande qualidade. Em algumas destas obras teve a seu lado argumentistas do melhor que existiu e mesmo como autor completo no desenho e no argumento, também demonstrou qualidade na narrativa. 

Nestes últimos anos, a parceria com o seu filho Yves H. tem vindo a gerar várias obras que mesmo não sendo da qualidade das que atrás referimos, têm dado bons frutos. Nesta história, pai e filho voltam a juntar-se e na nossa opinião Yves H. consegue aqui, contar-nos uma história totalmente fundida com os desenhos seu pai, criando nas suas personagens sentimentos humanos desumanizados. Nesta obra temos ódio, morte, medo, horror, violência e que também hoje em dia enchem diariamente com uma subjetividade por vezes enganadora, as primeiras páginas dos nossos jornais e dos noticiários pelo mundo.

Apenas uma nota final que não podíamos deixar de referir, esta história tem apenas uma personagem feminina desenhada e que aparece em cinco vinhetas!

Será que o sonho de Brigantus de ver um dia a luz ao fundo do túnel se realizará?




Sem comentários:

Enviar um comentário