As elevadas expectativas que tínhamos em relação a este livro conseguiram ser ultrapassadas. É um livro lindíssimo e profundamente tocante, que consegue ser também divertido. A prova de que o amor e o humor podem e devem andar de mãos dadas.
Já tínhamos o exemplo de "Rugas", de Paco Roca no que toca ao tema das demências na velhice. E agora chega-nos este "Não me esqueças" de Alix Garin. Ambos livros muito pessoais, pois talvez só quem tenha tido na vida a experiência de conviver com alguém com Alzheimer ou outra demência é que consegue ter a sensibilidade de trazer a público uma obra assim.
Alix Garin tem, neste livro, o mérito de conseguir emprestar muito humor a um tema tão pesado. E a beleza e a suavidade dos seus desenhos, conseguem também amenizar a tristeza que não deixamos de sentir. É impossível não sermos tocados pelo amor que une uma avó e a sua neta e sentirmos uma certa nostalgia, sobre tempos de antigamente, quando ambas recordam os seus lugares de infância.
É sem qualquer pudor que confessamos que o final nos deixou com um nó na garganta e uma lágrima no canto do olho e quando um livro tem esse poder, só pode ser muito bom. Por isso elegemos este título para o Top de 2023. Grande aposta da ASA!
Sem comentários:
Enviar um comentário