quinta-feira, 23 de novembro de 2023

A nossa leitura de "Umbigo do Mundo", de Penim Loureiro e Carlos Silva - Edição A Seita


A dupla Carlos Silva e Penim Loureiro lançaram o segundo volume da série "Umbigo do Mundo", com o título "Regresso a Senabria". Esta série, editada pel' A Seita faz-nos mergulhar num universo de ficção científica, onde não falta criatividade. Aliás, para descrever e desenhar um universo que não existe, tem de se ter muita imaginação.

Se, no primeiro álbum "Alma mãe" tínhamos sentido falta de um fio condutor mais consistente, na continuação da história que lemos agora, já não tivemos esse sentimento e ficámos mais agarrados ao enredo, juntando agora várias peças do puzzle que tinha ficado em aberto. Como tal, e com os excelentes desenhos de Penim Loureiro, temos aqui uma série portuguesa de referência, que nos remete para um mundo futurista fantasiado, mas onde os acontecimentos poderiam decorrer no nosso mundo. Ou seja, existe um paralelismo com o nosso mundo actual e não faltam temáticas como as alterações climáticas, as desigualdades e os poderosos corruptos.

Destaque para a protagonista, Alma, que é também a alma da série, sensual e corajosa, uma verdadeira heroína.

Parabéns à dupla por esta continuação e também pelas nomeações e prémios: Umbigo do Mundo – vol. 1 foi nomeado para inúmeros prémios de banda desenhada, incluindo os prémios Amadora BD 2022, Vinheta de Ouro 2021, Adamastor de FC Nacional. Vencedor do Geek de Ouro 2021 para Melhor Álbum Nacional.

Agora ficamos a aguardar pelo terceiro álbum!

Recordamos a sinopse:

Alma, a estranha rapariga que ousou roubar o único Oráculo infalível com o qual os poderosos nos Estratos Superiores previam o futuro, desapareceu, levada para Senabria. Para a resgatar, o destino reuniu uma improvável equipa: um desertor da Guarda-Pátria, um soldado que fala com os mortos, um andróide dramático e um mabeco. Juntos terão de mergulhar no misterioso Norte e desvendar os segredos de um continente sem lei nem grei, onde qualquer lugar se considera o Umbigo do Mundo.

Sobre os autores:

Umbigo do Mundo é a série que assinalou o regresso de Penim (1963) à banda desenhada. Professor no Instituto Politécnico de Lisboa e ilustrador com uma obra que sempre cruzou a arquitectura com a banda desenhada, publicou a primeira BD em 1979. Premiado com o Troféu Central Comics para o Melhor Desenho em 2016, foi o autor convidado para desenvolver um projecto em parceria com a Vista Alegre que une a BD e a porcelana.

Carlos Silva (1989) é escritor de ficção científica e fantasia com contos publicados em Portugal, Espanha e Brasil. O seu romance Anjos ganhou o Prémio Divergência em 2015. É co-autor da biografia em banda-desenhada de Rafael Bordalo Pinheiro, editada pelo museu dedicado a este artista, que ganhou o prémio de Melhor Publicação Independente dos Troféus Central Comics 2020.




Sem comentários:

Enviar um comentário