"Laços", a novela gráfica da Turma da Mônica, foi um dos livros que deu que falar no Amadora BD, devido à presença de Maurício de Sousa e de Vitor Caffagi, um dos autores.
O livro, de Vitor Caffagi e Lu Caffagi, foi editado no Brasil, em 2013, e foi chegando cá amiúde, mas a distribuição foi muito escassa e deficiente. O que aconteceu é que pela primeira vez o livro foi editado no nosso país, pelas mãos d' A Seita e na língua portuguesa de Portugal. E foi essa versão que agora lemos e eis o que nos pareceu:
Bom, conhecem aquela célebre frase de Fernando Pessoa "primeiro estranha-se e depois entranha-se"? Achamos que se aplica aqui. Não entendam mal, pois gostámos muito da história, mas leitores de revistinhas da Mônica desde a nossa infância, como nós, estranharão ver as personagens desenhadas de outra forma, com um traço completamente diferente. Os desenhos são muito bonitos e ternurentos, mas é um pouco esquisito, num primeiro impacto, ver a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali completamente distintos do que nos habituámos. Se nos conseguirmos abstrair disso e mergulhar na história, isso fica para segundo plano.
Outra coisa que nós, leitores de tantos anos da Turma da Mônica estranhámos: ler em português de Portugal. Estávamos tão habituados a um certo tipo de linguagem, que acaba por ser bizarro vermos as personagens a tratarem-se por tu ou dizerem cão em vez de cachorro. Mas este aspecto é de grande importância para captar leitores caloiros.
Aliás, até o passar a chamar Mónica, em vez de Mônica, é outra diferença e aspecto a considerar.
Vamos então à história, "Turma da Mónica – Laços", é uma emocionante aventura que acompanha a Turma da Mónica – Mónica, Cebolinha, Cascão e Magali – numa jornada repleta de amizade e descobertas, na procura do Floquinho, o cãozinho do Cebolinha que desaparece misteriosamente. Resumindo, esta é uma história sobre a solidariedade e o valor da amizade, onde apesar das diferenças e desavenças, os amigos se unem ao Cebolinha para o ajudar de forma incondicional.
Este livro faz parte da trilogia Laços, Lições e Lembranças, pelo que agora aguardamos com expectativa a publicação dos outros dois e também de outras novelas gráficas do universo da Turma da Mônica, uma vez que no Brasil já saíram 40 títulos.
Ainda a referir que em 2017, este livro foi adaptado ao cinema, tendo sido o filme mais visto do ano, no Brasil!
Sem comentários:
Enviar um comentário