quinta-feira, 16 de novembro de 2023

A nossa leitura de "Sou o seu silêncio", de Jordi Lafebre - Edição Arte de Autor



No dia em que terminámos a leitura de "Sou o seu silêncio", trocámos mensagens com o seu autor e tivemos a felicidade de confirmar a sua presença na próxima edição da Comic Con Portugal, em Março de 2024. Aliás a felicidade foi em dose dupla, tendo em conta que este é um dos melhores álbuns de Banda Desenhada que lemos este ano e uma grande aposta da Arte de Autor. Definitivamente somos fãs de Lafebre. Já conhecemos e aqui falámos muito da magnífica série "Verões Felizes" e acabámos também de ler o intenso e comovente "Lydie", obras que Lafebre assinou em parceria com Zidrou. Também lemos o belíssimo e original "Apesar de tudo" que o autor produziu a solo. E com este "Sou o seu silêncio" mais uma vez confirmámos que Jordi Lafebre é um autor completo e que tanto trabalha bem em dupla como sozinho e o seu talento tem produzido todas estas obras que para nós são de referência.

"Sou o seu silêncio", um policial que se passa em Barcelona, terra Natal do autor, encantou-nos. Aliás, fomos enfeitiçados pela protagonista. Evas Rojas é uma jovem psiquiatra que está metida numa grande embrulhada que envolve várias mortes da família Monturós, uma família muito importante de uma jovem paciente sua. Não vamos aqui contar mais nada da história, para se poderem surpreender com a leitura, e por isso vamos centrar-nos precisamente na personagem principal que é atraente, divertida, irreverente, independente, desempoeirada, não é politicamente correcta, é arrojada, desafiante, desinibida. Tal como exerce fascínio junto dos leitores, também acontece com outras personagens da história, pois a sua inteligência e capacidade de seduzir, acabam por desarmar os seus interlocutores. 

Apesar da história se centrar em Eva, há outras personagens interessantes e aí o destaque vai para os seus três fantasmas, três vozes da sua vida com quem interage e que são as três mulheres da sua vida que já morreram e a deixaram à sua sorte.

Resumindo, o argumento da história é tão envolvente como a sua protagonista, depois de começar não se consegue parar senão na última página. E os desenhos, esses são da qualidade a que Jordi Lafebre já nos habituou. Excelentes.

Todos os adjectivos que utilizámos neste texto servem para vos dizer que é uma leitura altamente recomendada.





Sem comentários:

Enviar um comentário