quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Colecção "Contos arrepiantes da História de Portugal" termina com este quinto volume - edição Nuvem de Tinta

 


Este é o quinto e último volume da colecção "Contos arrepiantes da História de Portugal", editado pela Nuvem de Tinta, e que pretende dar a conhecer de maneira divertida e humorada a história de Portugal. 

Este volume vai desde a implantação da República até final dos anos de 1990, e que nos conta de uma maneira divertida , mas rigorosa, a História de Portugal. É escrita por dois professores, Rui Correia e António F. Nabais e ilustrado por Hélio Falcão, e tenta aproximar os mais novos aos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do século XX e da nossa história recente.

A 1.ª República, o Estado Novo, a Guerra Colonial, a queda da ditadura e a Revolução do 25 de Abril, e ainda o primeiro quarto de século vivido em democracia: eis a proposta do 5.º e último livro de uma série genial, que viaja pela História de Portugal, sem omitir as partes assustadoras. Uma coleção que cativa os mais jovens para a História e para a leitura, com fantásticas ilustrações ao estilo da banda desenhada. Um dos autores, o professor Rui Correia, foi vencedor do Global Teacher Prize Portugal.

Assim e se queres conhecer a história de Portugal sem "grandes secas", este é o livro ideal!

A sinopse:

No Portugal do século XX viveu o último rei, nasceu a República, apareceu uma ditadura que durou 48 anos, houve uma guerra em África e morreu um Império. O velho Portugal que tivera colónias em três continentes ficou reduzido a este cantinho, onde as pessoas, depois do 25 de Abril, em 1974, passaram a ter direito a viver em democracia, o sistema que traz liberdade para dar opiniões e para escolher as pessoas que nos governam.  Neste livro, a História de Portugal ficou tão perto de nós que há ainda muitas pessoas que assistiram a estes acontecimentos. Há dores e há feridas nestes contos. Mas um grande país também se faz disso. Vamos saber o que custa a liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário