segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Novidade: Iguana edita a premiada novela gráfica "A Espera", de Keum Suk Gendry-Kim

 



Esta é a mais recente novidade da IGUANA, "A Espera", de Keum Suk Gendry-Kim, que foi premiada com o Prix BDGest para a melhor novela gráfica da Ásia.

Este livro explora o trauma geracional causado pela separação forçada das famílias durante a divisão entre a Coreia do Norte e do Sul em 1950, e conta com alguns traços autobiográficos de Keum Suk Gendry-Kim, que reconstrói a difícil realidade vivida pelo rebentar da guerra, a fuga de milhares de refugiados para sul e a subsequente espera, muitas vezes eterna, pelo reencontro com os familiares perdidos nessa fuga.

Este livro foi ainda considerada a BD do ano pelo "The Washington Post", "Forbes" e "Publishers Weekly"​.

Por todas as razões é um livro a não perder e que estará disponível a partir de 20 de Novembro.

Aqui fica a capa e algumas imagens do interior, bem como a sinopse e alguns dados da autora.

A sinopse

Gwijá tem noventa e dois anos e vive na Coreia do Sul. Após sete décadas de espera, ainda mantém o desejo de reencontrar o filho mais velho, de quem se separou quando seguia numa coluna de refugiados que fugiam do norte da Coreia. Gwijá teve de parar para amamentar a filha bebé e perdeu o marido e o filho no meio da multidão. Agora, num encontro organizado pela Cruz Vermelha, a sua amiga Jeong-Sun reencontra a irmã mais nova, após sessenta e oito anos de separação. Gwijá só deseja ter a mesma sorte e voltar a encontrar o filho.

Em 1950, a Guerra da Coreia separou famílias inteiras, que ficaram de lados opostos de uma fronteira intransponível. A partir das entrevistas que Keum Suk Gendry-Kim conduziu e dos vários testemunhos que reuniu (entre eles, o da própria mãe), o livro A Espera reconstrói o trauma familiar causado pela divisão da Coreia e pela guerra, e as suas dolorosas consequências.

A autora

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla (Coreia do Sul). Licenciou-se em Belas Artes na Universidade Sejong, em Seul, e concluiu a sua formação artística na École Supérieure des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Viveu dezassete anos em França, onde começou a desenhar e a publicar as suas próprias novelas gráficas.






Sem comentários:

Enviar um comentário