segunda-feira, 20 de março de 2023

A nossa leitura de "Menina Baudelaire", de Yslaire - Edição Ala dos Livros

 


Mais um grande álbum lançado pela Ala dos Livros que tínhamos muita curiosidade de ler, tanto pela arte como pelo argumento. A verdade é que, após a leitura concluída deste "Menina Baudelaire", de Yslaire, podemos dizer que gostámos mais de Ver o livro do que de Ler o livro. O desenho é estrondoso, potente, sensual, belo e intenso e sentimos que o argumento não consegue competir com a mesma qualidade. Porém, não deixa de ser uma obra de arte de referência.

Para além dos desenhos incríveis, o que gostámos mais no livro foi o contacto que Baudelaire tinha com outras figuras contemporâneas, como Delacroix ou Manet.

O livro conta a história de Charles Baudelaire, poeta francês, pelas palavras de Jeanne Duval, a única mulher que amou, para além da sua mãe. Foi ela a narradora escolhida por Yslaire, que através de uma carta imaginada, revisita passo a passo desde a infância até à sua morte, a vida daquele que é hoje considerado como um dos escritores franceses mais importantes do século XIX e um dos percursores do simbolismo.

Baudelaire era brilhante, boêmio, controverso, preguiçoso, atormentado,  mimado e mal resolvido. A complexa relação com a sua amada, que nunca assumiu completamente por ser negra, os seus traumas familiares, os seus problemas com o dinheiro e a doença venérea que contraiu, levaram-no à desgraça e à morte precoce. No final do livro os principais acontecimentos da sua vida são referidos e resumidos por ordem cronológica.






Sem comentários:

Enviar um comentário