terça-feira, 28 de março de 2023

Exposição: 4.ª edição da Ilustra BD de 15 de Abril a 4 de Junho



A 4.ª edição da Ilustra BD - Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro já tem data marcada. De 15 de Abril a 4 de Junho serão várias as iniciativas e as exposições integradas no evento.

Nesta 4ª edição, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um novo formato de programação apostando, sobretudo, em exposições individuais, em vez de colectivas. Apresentará também novos estilos, diversificando da temática fantástica, predominante nas edições anteriores. Através de uma parceria com a Penguin Books, terá expostas no Auditório Municipal Augusto Cabrita, as pranchas originais de “Balada Para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia. Estarão também patentes no mesmo local as exposições "Desenhar do Escuro" de António Jorge Gonçalves e "Juventude" de Marco Mendes. Em termos de exposição coletiva, a Editora Ala dos Livros apresenta a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marco Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo ainda uma sessão para as lendas da BD, Jorge Magalhães e Augusto Trigo.

A Galeria da Biblioteca Municipal do Barreiro receberá a exposição individual de Henrique Pirote, jovem aluno da Faculdade de Belas-Artes que se está a lançar no mundo da nona arte. 

Paralelamente, a iniciativa incluirá uma Feira de Livro com sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema.

Tal como nas edições anteriores, foi convidado um autor para fazer a imagem gráfica e este ano a autoria é do barreirense Ricardo Reis. Esta edição pretende ainda homenagear o desenhador barreirense e grande lenda da Banda Desenhada em Portugal, que faleceu no último dia do ano de 2022, Eugénio Silva.


Sem comentários:

Enviar um comentário