quarta-feira, 22 de março de 2023

Novidade: Álbum "Go West Young Man" são catorze histórias de tributo ao western - Edição Gradiva BD


Foi editado pela Gradiva BD mais um excelente álbum de western, da autoria de Tiburce Oger, com a colaboração de Hervé Richez. Na verdade são catorze histórias que contam com mais de uma dezena de autores do género western, dos quais alguns bastante conhecidos como Boucq, Marini, Meyer, Rossi e ainda outros como Bertail, Blanc-Dumont, Blasco-Martinez, Cuzor, Gastine, Hérenguel, Labiano, Meynet, Prugne, Rouge, Taduc e Toulhoat.

O autor Tiburce na sua nota de intenções que descreve no início do álbum, conta-nos que tinha um sonho de infância de escrever uma história dedicada aos autores do género e que reunir tantos desenhadores seria improvável, mas aqui está o que considera ser um dos grandes momentos da sua vida.

Aqui ficam a capa e algumas imagens do interior (estas de Paul Gastine e Patrick Prugne), além de um pouco da história do autor. 

Promete(m) esta(s) leitura(s)!



A sinopse

O percurso selvagem e violento de um relógio durante a conquista do Oeste. Um western que cheira a pólvora e a vileza…

Em catorze histórias, Go West young man relata a conquista do Oeste americano, de 1763 a 1938. Dos conflitos dos Grandes Lagos ao deserto mexicano, os destinos sucedem-se. Caçadores e pioneiros, tribos indígenas, facínoras e prostitutas irão lutar e sobreviver nas grandes planícies, nas cidades que crescem a alta velocidade e nas guerras intermináveis. Se os grandes temas são centrais neste álbum, é o lado obscuro do Homem que se destaca, apresentando o sonho americano com um sabor amargo. Racismo, genocídio, condição da mulher, guerras e miséria. Go West young man não é apenas um tributo ao western, é um tributo lúcido. De uma enorme qualidade artística.

O autor

Tiburce Oger nasceu em 1967 em La Garenne-Colombes. Obteve o bacharelato em artes plásticas, seguindo-se a entrada na escola Beaux-Arts em Angoulême, onde permaneceu durante três anos. Prosseguiu a sua aprendizagem num estúdio de desenho animado desenhando Tartarugas Ninja e o dinossauro Denver. Tiburce publicou o primeiro volume de Gorn with Vents d'Ouest. Três anos mais tarde, durante a feira do livro de Bordeaux, conheceu Denis-Pierre Filippi que se ofereceu para ler as suas histórias. Os dois juntaram forças e criaram Orull, le faiseur de nuages. Hoje, colecciona armas antigas, tem uma paixão por cavalos e é particularmente apaixonado pelos autênticos westerns. Vive actualmente na região de Charentes, a poucos quilómetros de Angoulême.







Sem comentários:

Enviar um comentário