quarta-feira, 15 de março de 2023

"Fui tão feliz com a minha Thompson", um livro de desenhos do político Sérgio Sousa Pinto - edição Avenida da Liberdade Editores



Sabendo pelo nosso gosto de livros de Banda Desenhada e Ilustração, uns amigos nossos ofereceram-nos este livro, que não conhecíamos ainda. Trata-se de uma edição da Avenida da Liberdade Editores, de um Diário Gráfico, que reúne uma enorme variedade de desenhos realizados pelo político Sérgio Sousa Pinto. O título é "Fui tão feliz com a minha Thompson" mas o subtítulo é mais original, com um arriscado "Provavelmente o político que melhor desenha no mundo". E se calhar é mesmo! Vejam aqui alguns exemplos. A verdade é que este livro foi para nós uma surpresa e uma revelação, deste deputado que toda a sua vida desenhou e se relacionou também com o mundo da Banda Desenhada.

«O desenho deveria fazer parte da formação integral do indivíduo, abrindo-lhe um horizonte criativo dissociado, ou não, da dimensão profissional de cada um; um horizonte gratificante que amplia as oportunidades de felicidade e realização pessoal, no qual a arte destrona o consumo, e que tantos humanistas e utopistas igualaram a uma espécie de paraíso onde viveria o Homem liberto do reino da necessidade.

O desenho, na vida de Sérgio Sousa Pinto não é um acessório, mas um fenômeno muitíssimo mais sério, algo precocemente estruturante na forma de analisar o mundo, na construção do pensamento crítico e político, no decurso da história e da geografia, na objectividade e no sentido de justiça, mas também no humor e na catarse.»







1 comentário: