sábado, 11 de março de 2023

A nossa leitura de "Pedro e o Imperador" - edição Polvo

 


Este "Pedro e o Imperador" foi uma das novidades apresentadas pela editora Polvo no Amadora BD de 2022. Da autoria de Batista e Joana Afonso, esta edição  foi também editada no Brasil pela Lote 42 e está integrada no Programa Brasil em Quadrinhos, uma iniciativa com o objectivo de promover no exterior a criação brasileira no campo das novelas gráficas. Este livro é o primeiro projecto desse programa, numa parceria entre Brasil e Portugal.

Por isso nada melhor do que começar com uma história que envolve os dois países, com o protagonismo para Dom Pedro I e Dom Pedro II. O que Batista e Joana Afonso nos apresentam nas páginas deste livro é uma relação intensa entre um pai e um filho, sendo que o pai já morreu. Num momento de tensão e com um grande peso sobre os ombros, o Imperador Pedro II sente a presença do seu pai, que retorna do além para o aconselhar e lhe dar apoio. Assistimos então a um diálogo, onde com ternura e algum humor até, se afloram muitos temas, conversas que tinham ficado pendentes, palavras que nunca tinham sido ditas entre os dois. Abandono, orfandade, amores, crescimento, responsabilidade, desejos e escolhas, assuntos íntimos e familiares, tudo é agora falado numa conversa livre de pudores, entre pai e filho, como nunca tinha acontecido. Uma lição que vai muito além da História de Portugal e do Brasil.

Os desenhos, a preto e branco, captam a ternura e o amor filial, chegando a levar o leitor a achar que estes dois monarcas até são "fofinhos".

A sinopse:

O espectro de Dom Pedro I surge numa noite chuvosa de 1871, no gabinete de estudos do Palácio Imperial, em Petrópolis, Brasil. Depois do assombro inicial do filho com o qual pouco conviveu, o antigo imperador não demora a dizer que aquela é só mais uma confusão. No Brasil, tudo está confuso, sempre estará.

Pedro e o Imperador é um título propositadamente ambíguo para esta obra fantasmagoricamente assertiva sobre o reinado de Dom Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889. O seu pai, agora etereamente influente, confessa que não sabe o que faz ali, naquele tempo que não é mais o seu.

Com traços envolventes e argumento que adiciona camadas surreais e humorísticas à história oficial, Pedro e o Imperador reproduz um período de duas décadas, entre 1871 e 1891, ano da morte de Dom Pedro II. Pai e filho, agora quase como confidentes, além-vida e além-mar, tratam das metamorfoses pelas quais o império passa, antevendo já um futuro republicano.

Uma narrativa que rediscute os caminhos de um império alquebrado que se transformou numa nação quase que por abdicação histórica, em confronto com um liberalismo nascente. A herança é a solidão de um país inteiro.








Sem comentários:

Enviar um comentário