segunda-feira, 20 de junho de 2022

A editora "A Seita" regressa com a novidade "Pele de Homem", de Zanzim e Hubert

 


Este álbum "Pele de Homem", de Zanzim e Hubert (1971-2020) é a mais recente novidade da editora "A Seita" e só demonstra a qualidade das edições editadas em 2022. Esta é mais uma!

Sendo um dos mais recentes aclamados romances gráficos franceses, originalmente publicado em 2020, que acumulou um número impressionante de prémios no mercado francófono, mas que, apesar do seu êxito imenso, chegou ao mercado com um sabor amargo: tragicamente, o escritor Hubert pôs fim aos seus dias uns meses antes, terminando uma carreira brilhante e torturada, em que o autor nunca reconciliou completamente a sua origem, estritamente católica, e a sua homossexualidade crescentemente aceite, mas que sempre lhe deixou uma aura de “exclusão”, e de que "Pele de Homem" parece ser o manifesto, com um final que clama pela “aceitação” e por uma atitude de tolerância.

"Pele de Homem" foi bastante premiado e venceu os seguintes prémios: Grande Prémio RTL de BD, Prémio de BD do jornal Le Point, Prémio Landerneau 2020, Grande prémio ACBD da crítica de BD francófona, Prémio das Livrarias de BD, e Prémio dos Jovens no Festival de Angoulême. Este livro beneficiou de um apoio do Programa de Apoio à Edição do Instituto Francês, e foi a obra seleccionada para representar a França na Noite da Literatura Europeia em Lisboa, 2022, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que transforma a capital portuguesa numa babel europeia com a apresentação de obras de treze países.

A história: Bianca, uma jovem que vive na Itália renascentista, está noiva de Giovanni, destinada a um casamento com uma família abastada que os seus pais lhe arranjaram. Mas descobre que as mulheres da sua família têm um segredo, uma “pele de homem” que lhe permite transformar-se em homem. Munida desse objecto mágico e transgressor, irá descobrir o mundo masculino fechado às mulheres da época, e na busca de conhecer aquele que lhe está prometido como marido, irá também descobrir o amor entre homens, bem como o seu desejo como mulher, e todas as alegrias, frustrações e tristezas que esse amor e esse desejo podem trazer... Bianca vai ser o espelho em que o leitor contemporâneo poderá ter uma perspectiva diferente sobre sexo e género, numa história de amor louco e libertador.

Este "Pele de Homem" já está disponível em algumas livrarias especializadas de BD e no site da Wook, e esta semana chegará às restantes livrarias como a FNAC e a Bertrand, aguardando ainda data a distribuição em bancas.







Sem comentários:

Enviar um comentário