segunda-feira, 6 de junho de 2022

A nossa leitura dos dois álbuns mais recentes de Alix Senator: volume 3 - "A conjura das Rapaces" e volume 4 - "Os Demónios de Esparta" - Edição Gradiva

Fizemos a leitura dos dois mais recentes álbuns da série Alix Senator, os números três e quatro, editados pela Gradiva, e podemos concluir que Alix continua em forma. Em "A conjura das Rapaces" e "Os Demónios de Esparta",  não faltam as intrigas, as ameaças, rivalidades, mistérios. Nas suas aventuras, Alix, para além de ter de lidar constantemente com os seus inimigos, tem agora uma responsabilidade acrescida, que é zelar por dois adolescentes, eles próprios cheios de dúvidas e desconfianças. Falamos do seu filho Tito, mais pacífico e de Khephren, filho do egípcio Enak, mais rebelde.

Ambos os livros contam com argumento de Valérie Mangin e desenho de Thierry Démarez. É certo que Alix, criado por Jacques Martin agora mais envelhecido nesta série, é desenhado de outra forma e com outro traço, mas o rigor dos cenários, das cidades e monumentos está lá, tal como o rigor do argumento do ponto de vista histórico. Seja em Roma, Egipto ou Grécia, acabamos por ser transportados para esses cenários da antiguidade. 

Bons livros para apreciadores de histórias passadas na antiguidade clássica.

De seguida podem ver as capas, algumas pranchas e as sinopses das duas histórias.




A Conjura das Rapaces:
Roma, ano 12 a.C. O imperador Augusto é todo-poderoso. Alix tem mais de cinquenta anos e é senador. Recém-regressado do Egipto, vê-se obrigado a afrontar a corte imperial. Augusto não lhe perdoa ter poupado e reabilitado Enak, que em tempos o traíra em favor de Cleópatra. Começa então para o senador e os seus filhos uma lenta mas inexorável descida aos infernos. Nada parece poder salvá-los, excepto talvez a misteriosa Conjura das Rapaces, disposta a tudo para assassinar o imperador.




Os Demónios de Esparta:
O enviado romano encarregado de trazer os livros sibilinos da Grécia foi brutalmente assassinado e tudo parece apontar para os ferozes guerreiros de Esparta. Será que as falanges querem vingar-se das legiões, enquanto tudo, da Acrópole de Atenas ao santuário de Delfos, está em ruínas? Para recuperar os preciosos livros de oráculos, Alix terá que pegar em armas. Mas que terrível segredo poderia valer o preço do sangue?



Sem comentários:

Enviar um comentário