sexta-feira, 3 de junho de 2022

A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador


Um dos livros mais recentes do mercado de Banda Desenhada em Portugal foi lançado pela Lua de Papel. Trata-se de "A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador", de Darryl Cunningham. Uma novela gráfica que, se forma clara, nos faz compreender um pouco mais sobre uma das figuras mais odiadas da actualidade.

Dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia. Esta é a história de Vladimir Putin. Uma história imperdível ­– e genialmente ilustrada - para quem quer perceber de onde vem e o que quer aquele que hoje é um dos homens mais poderosos do mundo: como chega à KGB, como cresce dentro dos serviços secretos russos, como forma um cartel de crime à sua volta e como vê o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko. "A Rússia de Putin – A ascensão de um ditador" é mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. “O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos.”

Os envenenamentos, as influências políticas mundiais, a relação com um Ocidente – que, até à invasão da Ucrânia, fez vista grossa ao que se passava na Rússia –, as interferências do Kremlin nas eleições norte-americanas, os ciberataques e a corrupção a uma escala quase inimaginável. Tudo isto faz parte deste livro. Faz tudo parte deste “brutalíssimo ditador”.

Sobre o autor:

Darryl Cunningham é um premiado ilustrador e jornalista gráfico, conhecido sobretudo pelos pelas suas conceituados novelas gráficas, como Psychiatric Tales, Science Tales, Graphic Science, Supercrash, e Billionaires.


Sem comentários:

Enviar um comentário