terça-feira, 7 de junho de 2022

A nossa leitura de Mattéo - Quinta Época, da autoria de Jean-Pierre Gibrat - Ala dos Livros

A Ala dos Livros prossegue com a edição em Portugal de "Mattéo", uma série brilhante de  Jean-Pierre Gibrat que temos vindo a acompanhar e da qual somos fãs. Recentemente foi editado o quinto volume, ou seja, a Quinta Época (Setembro de 1936 a Janeiro de 1939).

A série narra-nos o destino singular de um homem que, da Guerra de 14 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha, atravessará as primeiras décadas do século XX, uma época marcada por conflitos tumultuosos...

Em relação a este álbum, pouco haverá a dizer que já não tenhamos dito. A história vai avançando no tempo, Mattéo encontra-se agora a combater na Guerra Civil Espanhola e numa das etapas acaba por ter uma surpresa (que peca por tardia) na sua vida. A situação não está fácil, mas Mattéo continua na luta dos seus ideais. Não nos cansamos de realçar o desenho de Gibrat, que mostrando-se aqui um autor completo, tem um traço muito bonito, tanto ao nível das figuras humanas, dos olhares e das expressões, como de todos os cenários, sejam eles no meio da natureza, em combate ou nas localidades. 

Recordamos a sinopse: Neste quinto volume, em Alcetia, Espanha, instalado em casa do maior latifundiário da região, Mattéo parece disposto a tudo para libertar Amélie, a quem os nacionalistas haviam capturado. Entretanto, e à medida que a Guerra Civil Espanhola caminha, de forma dramática, para o seu fim, o inimigo ganha terreno, estando cada vez mais próximo da posição ocupada por Mattéo e pelos seus companheiros.

Conseguirá Mattéo regressar a Collioure? A que preço?






Sem comentários:

Enviar um comentário