quarta-feira, 15 de junho de 2022

A nossa leitura do manga "Na prisão", de Kazuichi Hanawa - Sendai Editora

 


"Na Prisão", de Kazuichi Hanawa, publicado recentemente pela Sendai Editora, é um manga autobiográfico. O autor foi preso em 1995 devido à lei de controlo de posse de armas e espadas. Neste livro, Hanawa conta de forma detalhada como foram os seus dias no sistema prisional japonês, com toda a sua rigidez de horários, costumes e procedimentos. A história trata desde aspetos triviais (como a poeira numa cela) até à descrição das saborosas refeições.

O argumento não é empolgante nem conta nenhuma aventura. Trata-se da realidade nua e crua tal como o autor a viveu. As mil e uma regras que os presos têm que cumprir nas cadeias no Japão, são aqui descritas exaustivamente ao pormenor, revelando que cada segundo das 24 horas é controlado. As refeições, os banhos, as idas à casa de banho para as necessidades fisiológicas, a correspondência, as roupas, o que é permitido ler, o exercício físico, tudo, mesmo tudo! E nada escapou ao olhar e ao lápis de Hanawa. Aliás os seus desenhos são mesmo o melhor do livro, pois são riquíssimos, detalhados e muito realistas. 

Valeu a pena a leitura para conhecer um pouco mais dos costumes japoneses e ter conhecido o trabalho do talentoso desenhador Kazuichi Hanawa.

De referir ainda que  esta edição tem uma entrevista com o autor, posfácio de Kure Tomofussa, e dois glossários. Foi ainda indicado ao Prémio Cultural Osamu Tezuka (2001) e Prémio de cenário do Festival de Angoulême (2006), além de receber uma adaptação em filme por Yoichi Sai (2002). Além do Japão, “Na Prisão” já foi publicado em França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil e Taiwan.




Sem comentários:

Enviar um comentário