segunda-feira, 13 de junho de 2022

A nossa visita ao CartoonXira




Tal como todos os anos, rumámos a uma das exposições que mais gostamos de ver: CartoonXira. De 9 de Abril a 5 de Junho esteve patente, no lindíssimo espaço Celeiro da Patriarcal, aquela que, a par do World Press Cartoon, é uma das maiores e mais prestigiadas exposições dedicadas ao Cartoon no nosso país. 

A 23.ª edição reuniu trabalhos de alguns dos maiores cartoonistas portugueses da atualidade e apresentou a retrospetiva dos artistas sobre os principais acontecimentos de 2021. Foram eles, o estreante Pedro Silva juntou-se a André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva, João Fazenda e aos vila-franquenses Vasco Gargalo e António Antunes.

O convidado internacional do Cartoon Xira 2022 foi o autor cubano, naturalizado brasileiro, Osmani Simanca que apresentou a mostra "Desenhos à Margem". Não conhecíamos o seu trabalho e gostámos bastante. Aqui ficam algumas imagens de ambas as exposições.

Para quem não conseguiu ir ver, sugerimos os livros editados pela Documenta onde contam todos os cartoons que estiveram em exposição e sobre os quais já falámos aqui no Juvebêdê.











Sem comentários:

Enviar um comentário