terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O TOP de 2022 de Miguel Cruz – Franco-Belga (edição original)

 


Depois de termos apresentado o que as editoras e livrarias especializadas tinham para este Natal, apresentamos o TOP de 2022 de Miguel Cruz, de leituras de edições na sua versão original (Franco/Belga).

"Fazer uma lista de preferências é um exercício difícil e tão profundamente pessoal que corre o risco de ser inútil, exceto para mim, pois obriga-me a rever a experiência de leitura. Adicionalmente, importa recordar, não há tempo nem condições (nem pachorra) para ler tudo o que é publicado, e a compra, em si, já constitui uma seleção.

No entanto, o final do ano é tão profuso em balanços e identificação de rankings mais ou menos comerciais, que achei que, após vários comentários e opiniões, seria consequente fazer um resumo da matéria lida…com particular gosto. E se 2022 foi um annus horribilis em muitos domínios, não desagrada assinalar o que, de qualidade foi publicado. Quanto à subjetividade…é a vida. Recordo-me sempre, a esse propósito, da célebre discussão, no sketch dos Monty Python, entre Michelangelo e o Papa, sobre a subjetividade e liberdade artística, por o Papa não ter gostado do primeiro projeto de última ceia, por achar desadequada a presença do canguru… e também dos três cristos (para equilíbrio da cena)!

Assim, por ordem da minha preferência, aqui ficam, através das capas, 15 BDs. O/A leitor/a mais atenta verificará que algumas destas BDs ainda não foram comentadas aqui. Ficam para o ano?"

Sem comentários:

Enviar um comentário