Já está disponível a partir de hoje também em banca, o livro editado pela A Seita/Comic Heart, "Uma Chama Imensa", de Ricardo Venâncio. Um livro principalmente para fãs do Sport Lisboa e Benfica, mas também para os fãs de futebol em geral, incluindo sobretudo os fãs de BD portuguesa.
Foi originalmente desenvolvido para a editora Dupuis, numa colecção sobre clubes de futebol (como o Barcelona e o Arsenal), e é um notável trabalho do Ricardo Venâncio, que assina tudo, argumento, desenho e cores. Uma história que acompanha um jovem dos juniores ao longo do início da sua carreira e de um período difícil da sua vida.
Foi lançado no festival Amadora BD 2022, onde o autor esteve presente para sessões de autógrafos e que já estava em distribuição na maioria das livrarias.
De referir que em relação à edição francesa, esta edição inclui mais 8 páginas de esboços e estudos, bem como uma entrevista com o autor.
Agora aqui fica a pergunta que todos querem fazer, qual é o clube do autor?
A resposta vem já a seguir por Ricardo Venâncio e pode surpreender...
“Eu sou adepto de dois clubes, Sporting e Belenenses, os dois por razões familiares. Dito isto, a minha “cor” foi completamente irrelevante no processo de criação do livro. Eu sou, antes de mais, um adepto de futebol, que consegue ser imparcial quando é preciso, e como profissional, o meu trabalho era criar uma história que reflectisse o espírito do clube. (...) O futebol sempre fez parte da minha vida. O meu avô jogou futebol amador no Alentejo, o meu pai e o meu irmão mais novo jogaram nas camadas jovens dos Belenenses. Eu podia também ter jogado na adolescência, mas, na altura, ligava a outras coisas e decidi ser artista, e talvez se tenha perdido aí um bom extremo-direito... Grande parte da inspiração para a história veio da experiência do meu irmão, ele sim benfiquista ferrenho, enquanto jogador jovem.”
Sem comentários:
Enviar um comentário