quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Novidade: "TEX - Mais que um herói" conta-nos a história de um dos cowboys mais conhecidos de sempre! - Edição A Seita

 


Já à algum tempo que queríamos falar deste livro editado pela A Seita. 

Este "TEX - Mais que um herói" foi também um dos vários que foram apresentados no Amadora BD, neste caso em concreto pelo seu autor Mário João Marques, que nos contou um pouco do percurso e da oportunidade de publicar este livro de 488 páginas (!!!) e que iniciou à mais de dez anos!

Quem na infância de várias gerações não leu um livro de TEX? Muito poucos de certeza... Os chamados livros de "cowboys" eram presença diária nas brincadeiras de muitos "putos" que queriam ser o TEX, mais que um herói, tal como o título deste livro.

De recordar que em Portugal existe o Clube Tex Portugal (ver em https://texwillerblog.com/clube-tex-portugal/ ) e que conta com muitos fãs "texianos" e onde vários autores fazem questão de marcar presença nas suas actividades em Portugal, isto para além de blogs e revistas sobre o tema.

É por tudo isto que é um livro especial, que tem imagens inéditas da colecção do autor, que recolhe e regista a história de dezenas de anos deste herói, que vale a pena ler com tempo e onde alguns de nós vão poder recordar as brincadeiras de cowboys com o grande herói que é TEX, o Ranger do Texas!

A sinopse:

Tex Willer cavalga a vastidão do Velho Oeste desde 1948. Com uma personalidade multifacetada que se presta a diversos níveis de leitura, Tex tornou-se num verdadeiro ícone da cultura italiana, muito por força do seu carisma de herói positivo.

As suas aventuras recolheram uma herança narrativa única, e, ainda hoje, ele é o elo que continua a unir diversas gerações de leitores ao longo de décadas.

Tex: Mais que um Herói é o primeiro livro temático publicado em Portugal dedicado à mítica personagem Tex Willer, nascida em Setembro de 1948 da mente de Gianluigi Bonelli, e da mão do desenhador Aurelio Galleppini.

Motivado pela paixão que nutre por Tex, o autor, Mário João Marques, começou a escrever este livro há mais de dez anos, um desafio que o levou a escrever a obra mais extensa jamais publicada sobre a personagem e o seu impacto nos fumetti e no mercado de BD italiano, desvendando mais de sete décadas de autores, sagas, segredos, ambientes, no fundo um pouco da História do Western em BD, uma viagem fascinante ao mundo dos sonhos e fantasias galopantes.

Ricamente ilustrado e recheado de anotações bibliográficas, este livro a preto e branco, com quase quinhentas páginas e quase dois quilos (!) tem a devida autorização da Sergio Bonelli Editore, inclui duas dezenas de ilustrações inéditas da colecção do autor, bem como prefácios de José Carlos Francisco, fundador do Clube Tex Portugal, e de João Marin, que não só fez o seu design, mas fez a pesquisa iconográfica.







Sem comentários:

Enviar um comentário