sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A nossa leitura de "O Bestiário da Isa" de Joana Afonso

 


"Bestiário da Isa" foi uma das nossas leituras mais recentes. Editado pela A Seita, o livro é da autoria de Joana Afonso e foi apresentado no Amadora BD. E foi uma boa surpresa! Divertido e cheio de acção, este livro tem tanto de fantasia como de ternura. O ritmo acelerado e estonteante dos acontecimentos fazem com que a leitura seja rápida e bem disposta e a nós remeteu-nos para o universo Harry Potteriano, mais especificamente para a história "Monstros Fantásticos e onde encontrá-los". Não sabemos se foi uma das inspirações da autora, mas a verdade é que a própria sinopse nos dá esse toque:

Nem sempre é fácil fazer o que se gosta, que o diga a Isa, trabalhadora precária numa firma de controlo de pragas e... monstros, que sonha ser investigadora dos animais bizarros e míticos que povoam o mundo fantástico em que vive. Um dia, recebe Miguel, o seu sobrinho, e irá partilhar com ele uma aventura cheia de acção, terror e sobressaltos, onde só a paixão por estas criaturas os poderá ajudar. Será que no fim deste dia o sonho de Isa estará mais próximo de ser realizado?

Aqui não há feiticeiros nem muggles, mas há criaturas bizarras e uma voluntariosa investigadora que vai ser apoiada por um sobrinho divertido e irrequieto. A cumplicidade entre as duas personagens dá o toque de amor e ternura ao argumento e no fim temos uma espécie de moral da história que nos lembra de que devemos sempre lutar pelos nossos sonhos e fazer o que nos faz felizes. Os desenhos com cores fortes e cheios de movimento conjugam-se na perfeição com o dinamismo da narrativa e no final do livro, alguns extras com esboços.

Mais uma obra que reforça o sólido percurso que tem sido trilhado por Joana Afonso no panorama da Banda Desenhada nacional, o que justifica a aposta d' A Seita. Este livro é um dos oito títulos incluídos no projeto "Garantir BD", apresentado pela cooperativa editorial e co-financiado pelo programa "Garantir Cultura", que permitiu terminar o álbum e consolidar os três capítulos planeados pela autora num só álbum.









Sem comentários:

Enviar um comentário