sexta-feira, 19 de maio de 2023

A nossa leitura de "A Amiga Genial", de Chiara Lagani e Mara Cerri - Relógio D'Água

 

Somos conhecedores da obra original e já tínhamos lido a tetralogia, que começa com "A Amiga Genial". Por isso foi com muita expectativa que iniciámos a leitura do livro editado pela Relógio D'Água, a adaptação do primeiro volume da obra de Elena Ferrante para Banda Desenhada, por Chiara Lagani e Mara Cerri.

Pareceu-nos difícil que uma história tão densa, intensa e complicada, com inúmeras personagens, conseguisse ser aqui transposta para Banda Desenhada. Mas a verdade é que Chiara Lagani e Mara Cerri conseguiram o impossível. Com mais desenhos do que texto (quanto aos desenhos já lá iremos), conseguiram captar e manter a essência da narrativa, sem deturpações no conteúdo. Portanto, podemos afirmar que é uma excelente adaptação, pois mesmo sem o conjunto dos pormenores da obra original, é-nos transmitido o essencial e mesmo o que não se vê.

Assim, um enorme aplauso para Chiara Lagani, que já tinha tido contacto com a obra, uma vez que havia escrito a peça de teatro "História de uma Amizade", uma adaptação da tetralogia de Elena Ferrante. Essa experiência facilitou-lhe agora a realização deste livro com Mara Cerri, ilustrado já tinha feito os desenhos de outro livro de Ferrante. Para além disso a ilustradora trabalha em filmes de animação e documentários, tendo participado no documentário "Ferrante Fever". Esta sua outra componente profissional, ligada ao cinema, reflete-se nos desenhos que podemos ver neste livro "A Amiga Genial". Todos eles parecem aguarelas, mas a cada página, a cada vinheta, vemos planos cinematográficos distintos, com planos mais abertos, planos gerais ou planos em detalhe. Os desenhos são muito bonitos e com esta dinâmica a lembrar um filme, o livro apresenta-se com originalidade, apesar de respeitar sempre a obra em que se baseou.

Para quem já conhece Lila e Lenú, será uma boa forma de voltar a ter contacto com elas e quem nunca leu sobre esta amizade, terá aqui uma grande oportunidade.









Sem comentários:

Enviar um comentário