segunda-feira, 15 de maio de 2023

A nossa leitura de "Entalados", de Filipa Beleza - Edição Iguana

 


Depois de termos lido o "Somos (mesmo) uma merda a crescer", livro de 2021 de Filipa Beleza, estávamos na expectativa do que se seguiria. E eis que surge agora, através da Iguana (chancela da Penguin Random House) este "Entalados". 

Tal como o primeiro, a autora apresenta-nos um conjunto de ilustrações, acompanhados de curtíssimos textos ou legendas, que representam situações simultaneamente sarcásticas, cómicas e bizarras. E cada uma delas acaba por nos fazer reflectir.

Neste caso, estamos "Entalados". Porque Filipa, através dos seus desenhos e das suas piadas, faz-nos ver que as nossas tentativas de contribuição para um futuro melhor e mais sustentável, embora tenham por base boas intenções, revelam-se muitas vezes ineficazes. 

Também aqui se parodia com o "querer mostrar" muito presente nas redes sociais. Quando algum(a) influencer quer mostrar que é super ecológico(a) e de forma inconsciente demonstra precisamente o contrário.

Este é um bom livro para nos rirmos de nós próprios, dos disparates que a Humanidade faz.

A sério: depois de ler, vai ficar tão bem disposto que nem se vai sentir culpado por comprar mais um saco de pano no supermercado porque se esqueceu de um dos 46 que tem pendurados na porta da despensa. :)))






Sem comentários:

Enviar um comentário