sábado, 13 de maio de 2023

Novidade: O regresso dos icónicos cartoons de João Abel Manta


Como sabem aqui no Juvebêdê somos fãs de cartoons e sempre que podemos fazemos destaque nesta área muito complicada de expressão. É o caso deste cartonista João Abel Manta, que tem também editado em 2022 pela editora Tinta-da-China outro livro com o título “Caricaturas Portugueseas dos Anos de Salazar”.

Ao fim de 48 anos, esta é a primeira reedição deste título: levou, pois, quase tanto tempo a que estes desenhos regressassem ao convívio dos leitores portugueses como o que durou o regime derrubado pela Revolução de Abril de 1974. Fechados já os jornais para onde eles foram enviados, amarelecidas ou apodrecidas as edições onde foram impressos, esquecidos até alguns dos momentos ou personagens neles representados, aqui os temos de novo, tão brilhantes e pertinentes como quando saíram do estirador de João Abel Manta.

Aqui se incluem cartoons anteriores a 1975 que não constavam da 1.ª edição e todos os posteriores a esse ano, com notas, datação rigorosa, organização cronológica e uma introdução contextualizadora deste trabalho.

Sem dúvida uma obra de referência!





Sem comentários:

Enviar um comentário