quarta-feira, 31 de maio de 2023

Novidade: "Elise e os novos Partisans", de Dominique Grange e Jacques Tardi - edição Ala dos Livros

 



Já falámos das outras duas, faltava falar desta novidade da Ala dos Livros, "Elise e os novos Partisans", uma obra de Jacques Tardi e Dominique Grange. 

No liceu, em Lyon, Elise é uma aluna como todas as outras. O encontro com uma professora de filosofia vai, no entanto, mudar-lhe a vida pois cada aula é um momento apaixonante onde ouve, pela primeira vez, falar de assuntos que lhe são estranhos: a colonização, a escravatura, a luta de classes, o marxismo…

Quando em 1958 Elise chega a Paris, oriunda de Lyon, para se lançar no mundo da música e do espectáculo, a Guerra pela independência da Argélia dura há já quatro anos.  É ao mesmo tempo que Elise descobre os bairros da lata de Nanterre onde, mantidos à distância, os trabalhadores argelinos (entre outros) permanecem invisíveis, as manifestações contra a guerra e a chegada de De Gaulle ao poder multiplicam-se nas ruas de Paris, antecedendo o movimento de Maio de 68.

Com desenho de Jacques Tardi - mestre incontestável da reconstrução histórica e da crítica social – e argumento da cantora Dominique Grange – sua companheira de há muitos anos - "Elise e os novos Partisans" conta-nos o trajecto de Elise, uma jovem cantora que acaba por virar as costas ao mundo do espectáculo para se juntar aos grupos que, na época, lutam contra a exploração dos trabalhadores, a injustiça social e o racismo. Um percurso pessoal atípico que é, em simultâneo, um relato de uma época de crucial importância para a história de França e da Europa do século XX.






Sem comentários:

Enviar um comentário